domingo, 19 de abril de 2009

Porque choramos pela Lusa - Parte II

Lembrando que hoje faz 15 anos que morreu um dos maiores craques da Lusa, o jogador Dener! Era pequena quando ele fazia seus maravilhosos lances e gols no Canindé, mas tenho algumas imagens dele na memória e uma camisa guardada a sete chaves e disputada pela família inteira. Ele faz parte dos melhores jogadores, ou o melhor jogador, que passou pela Lusa nessa geração mais recente, dos anos 80 pra cá. Não vi a Lusa ser campeã da primeira divisão, mas ela tem uma história bonita e que vale a pena ser lembrada. Nem sempre o mais importante é o título e sim a história.

Continuando o texto "Porque choramos pela Lusa"...

No ano seguinte 1996, seria a glória do meu querido time. Candinho continuava no comando da equipe lusitana. Os jogadores eram César, Emerson, Marcelo, Alex Alves, Capitão, Caio, Gallo, Zé Roberto, Rodrigo Fabri, etc...

Nos classificamos para as quartas de final, na última rodada e ficamos com a última vaga. Choro de alegria. Pegamos o Cruzeiro e demos um show no Morumbi (3 a 0) o jogo até ficou paralisado por algum tempo por falta de luz, depois eliminamos outro time mineiro, o Atlético e fomos para as finais contra o Grêmio, chorei de alegria. Ganhamos o primeiro jogo por 2 a 0, com gols de Gallo e Rodrigo. Esse foi o jogo da minha vida!!! Fui em todos esses jogos no Morumbi, ainda tenho guardado o ingresso da final Portuguesa e Grêmio, setor Vermelho.

No jogo de volta a Lusa podia perder de um gol de diferença. Estava confiante, afinal o Grêmio era comando pelo Felipão e tinha fama de time retranqueiro, jamais faria dois gols na Lusa. Paulo Nunes (que eu odeio até hoje) fez o primeiro gol e aos 44 minutos do segundo tempo o gol do Ailton, acabou com o sonho lusitano de ser Campeã Brasileira. Chorei, chorei muito! Choramos em casa, foi uma grande decepção. Perdemos em campo, perdemos porque o time do Grêmio foi melhor... Foi triste, decepcionante, mas perdemos dentro de campo por um time que mereceu. Mais uma vez calaram nos minutos finais um choro de alegria extrema. Iria gritar “é campeã”.



quarta-feira, 15 de abril de 2009

Porque choramos pela Lusa - Parte I

Baseado na foto do garotinho chorando do post anterior, eu comecei a escrever um post de todas as vezes que chorei por causa da Lusa. Como o texto ficou muito longo eu vou dividir em alguns capítulos.

É quase certa a ida do Athirson para o Cruzeiro. Eu lamento muito, porque a Lusa estava com um time regular e o Athirson é um dos jogadores “chave” da equipe. Espero que a diretoria mantenha o Edno e faça boas contratações, temos que voltar para a série A.

Por que choramos pela Lusa - Parte I



Torcer para a Lusa e sofrer com a Lusa são afirmações que caminham juntas. Com 26 anos de idade já passei por vários momentos que me fizeram chorar.

A primeira vez que chorei foi no Campeonato Paulista de 1995. A Lusa tinha o técnico Candinho e em campo Paulinho Mclaren, Alexandre, Capitão, Zinho, etc. A equipe foi a mais regular da competição, teve a maior soma de pontos e acabou perdendo a vaga para a final em um jogo contra o Corinthians.

Com um gol aos 43minutos do segundo tempo, Bernardo acabou com os sonhos lusitanos. Eu tinha 13 anos e estava no Pacaembu, foi o primeiro choro da minha vida em relação a Portuguesa.



No ano seguinte 1996, seria a glória do meu querido time...(continua no próximo post porque eu odeio post longo)....

sexta-feira, 10 de abril de 2009

E a mala-preta?

Eu cansei dessa história de “mala-preta” e confesso que estou com medo do final.

Ficar nesse “disse me disse” não dá. O presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa é advogado e deve saber mais do que eu sobre acusações, provas e crimes, mas uma coisa eu tenho certeza: Só acusa uma coisa ou uma pessoa com provas concretas. Espero que essas provas estejam na delegacia junto com o B.O.

Não acredito que Santos, Ponte Preta e Jean sejam punidos e muito menos que o campeonato irá parar.

Futebol se ganha em campo e a Lusa não perdeu a classificação por causa de Santos e Ponte Preta, mas por toda a sua campanha durante o campeonato.

Os pontos perdidos com os empates com o Oeste e Mirassol , no Canindé, foram decisivos para a Lusa e acredito que foi aí que a Lusa perdeu a classificação.

Só espero que essa história toda de uma suposta “mala-preta” acabe logo e que a Lusa não seja alvo de mais piadas, processos e punições. Esse mimimi já foi parar no Jornal Nacional e já me encheu!

Se a Lusa for prejudicada eu posso processar o Presidente lusitano?

Vou torcer para tudo ter um final tranquilo...

Para simbolizar esse campeonato Paulista eu fico com a imagem do garoto chorando após a eliminação do que a “mala-preta”!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

A Lusa e Nietzsche

Por Charles Nisz


Dos jogos deste domingo pelo Campeonato Paulista não vou falar. Não gastarei tela e tinta com algo acabado. Os relatos da crônica esportiva (leia mais) e os juízos dos comentaristas bastam (leia mais).

Mas suponho que a Lusa seja o mais nietzscheano dos times paulistas. Disse o filósofo alemão: “Torna-te aquilo que és”, e a Lusa virou o segundo time de todos os paulistanos - no Campeonato Brasileiro de 1996 (leia mais), virou a queridinha de todo o Brasil.

Nem todo torcedor rubro-verde sabe, mas quando ele diz: “Algumas coisas só acontecem com a Lusa“, é a atualização permanente de um conceito do pensador de vastos bigodes: “O eterno retorno do mesmo“.


A Lusa tinha a vaga cinco minutos antes do encerramento da rodada. Aos 39 e aos 43 minutos do segundo tempo do jogo contra a Ponte Preta, Kléber Pereira fez dois gols e classificou o Santos. Uma reviravolta brutal.


Reviravolta responsável pelo clique abaixo, obra de Rubens Cavallari, da Folha de S. Paulo. O que é mais chocante? Os gritos do menino a chorar ou o sofrimento silencioso do pai, certamente testemunha de outras eliminações da Lusa?


Talvez esse menino ainda assista belas exibições do seu time, a conquista de títulos e de glórias, mas tenho a convicção de que ele jamais esquecerá o final da tarde de 5 de abril de 2009. No mais cortante de seus aforismas, Nietzsche sentenciou: “É mais fácil lembrar de tudo aquilo que nos causa dor“.


PS - A foto faz lembrar outra imagem genial do jornalismo esportivo brasileiro. Em 6 de julho de 1982, o Jornal da Tarde publica na capa uma foto estourada de um menino chorando após a eliminação brasileira da Copa do Mundo de 1982 (veja a foto).

O terceiro blog que eu encontro com a mesmo foto. O texto é excelente e merece ser publicado em vários lugares. Ainda sofro com a eliminação Lusitana. Hoje, em cima da minha cama está minha camiseta da Lusa e a bandeira, que usei no domingo. O destino da camiseta poderá ser a gaveta e ficará por lá até o início do Brasileiro ou usá-la, porque mala-branca, mala-preta ou mala-alvinegra não me derruba só me decepciona! Por que ainda acredito em futebol e político?

terça-feira, 7 de abril de 2009

O DONO DO TEMPO

Por Flávio Gomes

O futebol tem o poder de aprisionar o tempo. Só um jogo de futebol, e somente ele, nos dá a noção quase imediata do que é passado, presente e futuro. Porque o passado a gente costuma esquecer, o presente nunca parece o suficiente, o futuro é algo tão distante e incerto que quando ele chega, a gente não percebe.

No futebol, não. Quando começa um jogo, aqueles minutos em que você ficou na arquibancada esperando começar passam imediatamente a fazer parte do passado, e você sabe disso. A bola na trave é passado, e você sabe disso no chute seguinte, aquele que o goleiro pegou. Esse é o presente, o goleiro pegou. E será passado de novo no próximo gol perdido, no impedimento mal marcado, na falta que não foi.

O jogo está zero a zero, e você sabe que dali a uma hora, 30 minutos, 15, o futuro terá chegado, e não será zero a zero, talvez até seja, mas você saberá que ele, o futuro, chegou, e não é um futuro distante, longínquo e imprevisível, não haverá incerteza alguma quando o juiz apitar, num jogo de futebol o futuro tem hora para chegar, e você pode, então, abraçar todas as dimensões do tempo que são incompreensíveis fora de um estádio.

Futebol não tem outra importância que não seja essa, a chance de viver uma alegria instantânea que dali a alguns minutos pode ser a maior das tristezas, esse jogo de passado-presente-futuro que se resolve em 90 minutos, com um intervalo para respirar.

Ontem fui o mais feliz dos seres humanos a cada gol do meu time, a cada gol do outro, e o pior dos miseráveis quando tudo acabou, quando o futuro chegou. É só um campeonato, uma bola e um gramado, já passou, é passado, mas na hora em que vi esse menino chorando no jornal, a dor voltou para o presente, porque a graça está aí: sorrir, chorar, sorrir, sofrer, e depois esquecer.

Porque a gente sempre esquece, daqui a pouco começa outro campeonato, o sorriso volta, as lágrimas ficam para trás, não há nada, mesmo, mais parecido com a vida do que um jogo de futebol. O menino da foto, os meus meninos que estavam do lado dele debaixo de chuva, todos os meninos do mundo aprendem a viver assim.

Flávio Gomes é jornalista e torcedor da Lusa. Ele foi mais uma pessoa que usou a foto do garoto lusitano para explicar o sofrimento de um torcedor Luso.

Blog Flávio Gomes

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Torcedores


Torcedores*



Por FÁBIO CHIORINO

Torcedor de futebol é um bicho engraçado
Enxerga no esporte uma razão para viver
Escolhe times como quem segue uma religião
Elege ídolos com quem busca a devoção por um santo
Missa toda quarta e domingo. Quarta e domingo.

A ida ao estádio é uma visita a um templo sagrado
Hinos, gritos, cascas de amendoim
Sorvetes de limão, apitos, aflição
Todos de olho numa bola atrevida
Que resolve na hora se explode na trave
Ou faz com que estranhos se abracem
Como melhores amigos

O gol é um divisor de águas
Deve-se saboreá-lo sem parcimônia
Há os que saem correndo em disparada
E se imaginam comemorando junto à torcida
Alguns choram mesmo quando o tento é a favor
E muitos ateus olham para o céu e agradecem

Mas o futebol é uma montanha russa maldosa
A eliminação no último minuto é uma catalepsia
Difícil se mover diante de tal fatalidade
A glória é vista tão de perto
Que a miopia embaça a percepção do fracasso

A derrota não é apenas um revés a mais
Ou uma conquista a menos
É um garoto que chora
Descontroladamente
Porque o castigo é muito grande
Para quem ontem dormiu confiante
E apenas sonhou ser campeão

* A Portuguesa derrotou o Santo André por 2 a 1. Mas não foi suficiente para se classificar. Com um gol no último minuto, o Santos superou a Ponte Preta por 3 a 2 e, por causa do saldo de gols, ficou com a última vaga à fase semifinal do Campeonato Paulista

Fabio Chiorino 27, não torce para a Portuguesa, mas é casado com minha amiga Amanda. Em breve terão uma filhinha linda, Maria Eduarda.

O Fábio descreveu bem o sofrimento de um torcedor, pequeno ou não o futebol emociona!


O texto foi publicado no Blog do Juca..

Do céu ao inferno...

Esse vídeo do site do Uol retrata bem os momentos que a torcida passou no Canindé.

Hoje caiu minha ficha! Estou abatida e não tem como disfarçar! O baque foi forte...

http://esporte.uol.com.br/videos/assistir.jhtm?media=portuguesa-vai-do-ceu-ao-inferno-em-cinco-minutos-0402306CE4B19326

domingo, 5 de abril de 2009

Por um gol...

Não é fácil ser lusitano, mas é bom! Nós lusitanos ganhamos sempre o apelido de Portuga, Lusa, etc... é comum ouvir “Você é o primeiro torcedor da Lusa que eu conheço!”...

Somos a minoria, “meia dúzia” no meio da multidão, lotamos um Kombi, não enchemos um estádio, mas fazemos a festa do mesmo jeito. Nossas vozes já calaram torcidas bem maiores, não somos a maior torcida, mas temos uma torcida grande, que ama, que luta e acredita até o último minuto.

Chego do Canindé sem voz, fui com toda a certeza que sairia do estádio classificada para a semifinal. Gritei, pulei, dancei, tomei chuva e chorei... Chorei de nervoso, chorei de alegria e no final o choro da decepção, mas uma vez a Lusa foi eliminada nos últimos minutos....

Não foi eliminada pelo Santo André, nem pelo Santos, mas ao longo do Campeonato, se tivesse vencido aquele jogo....

Mas qual jogo???

Qualquer um que daria mais um ponto para a Lusa...

Torcida de heróis, time grande, gosto do Bonamigo, gosto desse time, Bruno Rodrigo, Erick e Ediglê; Wilton Goiano, Ygor, Rai, Preto, Fellype Gabriel e César Prates; Christian, Heverton, Athirson, Edno, tá faltando jogadores, mas todos são grandes, mas para mim a estrela principal nos últimos jogos foi o goleiro Fábio...

Espero que a Lusa renove o contrato com todos esses jogadores, que mantenha esse time para o Brasileiro e contrate mais alguns, o time está bom mas pode melhorar muito...

Hoje começa a luta para retornar a primeira divisão do Brasileiro.

Parabéns aos torcedores lusitanos e todo o time da Lusa...

É triste olhar a tabela e ver a diferença de um gol, só um gol, mas quantos gols perdemos ao longo campeonato?

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Mulheres e crianças não pagam para Lusa e Santo André...

Lusa x Santo André: ingressos à venda! Mulheres e crianças não pagam

Já estão à venda os ingressos para a partida entre Lusa e Santo André, domingo, às 16 horas, no Canindé. A promoção realizada na rodada passada, diante do Marília, foi mantida: mulheres e crianças até 12 anos, vestindo a camisa da Portuguesa, não pagam. Os bilhetes estão disponíveis em cinco postos de vendas, além da internet. Vale lembrar que o Ingresso Família será comercializado apenas na secretaria do clube - é obrigatória a apresentação dos documentos necessários na hora da compra.

Preços:

- Cadeira R$ 40 (meia-entrada R$ 20)
- Arquibancada R$ 20 (meia-entrada R$ 10)
- Ingresso Família R$ 20 (meia-entrada R$ 10)
- Setor VISA R$ 40 (meia-entrada R$ 20)

Postos de vendas:

Estádio Oswaldo Teixeira Duarte
Secretaria do Clube (das 8h as 17h)

Droga Verde Santo Amaro
Rua Pde José de Anchieta, 695
Fone: 5521-3904/ 5524-7442

Droga Verde Vila Matilde
Rua José Mascarenhas, 1229
Fone: 2651-7770 / 2652-9853

Droga Verde Jardim Japão
Praça Nippon, 67
Fone: 2949-1277 / 2949-1294

Droga Verde Casa Verde
Rua Zilda, 522
Fone: 3856-7184 / 3858-8787

E no site: WWW.FUTEBOLCARD.COM

Obs.: É obrigatória a apresentação do documento comprobatório da meia-entrada tanto na compra do ingresso quanto na entrada do estádio.
Fonte:Assessoria de Imprensa da Portuguesa

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Eu choreiii..

Através do blog Futebol Rubro Verde, atualizado pelo Kbrall descobri esse vídeo, vi algumas vezes e chorei um monte... Emocionante né!!!

Estou ansiosa! Não sei nem se quero assistir o jogo... Daqui a pouco vou embora do serviço para ver a Lusa ou ir para a academia.....rs...

Eu estou confiante!!! Vitória é Lusa!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Meu coração bate acelerado...

Desde de domingo estou ansiosa esperando pelo jogo contra o Santos. Não consigo nem pensar em atualizar meu outro blog ou pensar em um tema para a minha monografia.. Só penso na “final” de amanhã.

Durante o almoço eu vi a reportagem do Globo Esporte sobre o treino da Lusa, o time aos poucos volta a aparecer na mídia. Isso é ótimo! Mas estou com receio porque “o feitiço pode voltar contra o feiticeiro” e a história pode se repetir... Outros Castrillis podem aparecer, no jogo contra os Santos ou na semifinais!

Estou com um grande pé atrás dessa história toda! E não venha me dizer que eu tenho mania de perseguição, mas não é fácil ser Lusitana! Quase sempre jogamos contra tudo e contra todos...

Mas meu mantra amanhã será forte: “Lusa é vitória” e assim foi repetir até o final do jogo!