sábado, 30 de outubro de 2010

O atacante dos gols bonitos

Em entrevista para o Portal Uol, Dodô declara: "Quero terminar aqui na Portuguesa. Tive proposta de jogar Série A em outros clubes fora do eixo Rio-SP, mas não quis. Quando percebi que estava complicado ficar o Vasco, eu mesmo liguei para a Portuguesa e perguntei: 'Vocês ainda estão interessados em me contratar?'"

Dodô foi contratado  pela Portuguesa, em junho, e fez sua estreia com a camisa rubro-verde no fim de julho, diante do São Caetano, no Canindé.

O atacante dos gols bonitos vestiu a camisa da Lusa 10 vezes e marcou apenas 6 gols. Está na hora do Dodô mostrar seus gols para a torcida lusitana e ajudar a Portuguesa!

Confira a entrevista do atacante lusitano no Uol.

Para os jogadores da Portuguesa

A/C de TODOS os jogadores da Associação Portuguesa de Desportos,

Bom dia, jogadores!

Não vou citar nome por nome, mas a carta é para todos, sem exceção de reservas ou titulares, também pode incluir a comissão técnica e até o Vadão, que foi mandado embora, mas que colaborou com o vexame que é a Portuguesa na série B de 2010.

O bom dia, que escrevi acima, foi apenas para ser educada, afinal, bom dia é só para vocês que estão com os salários em dia, vão para o Canindé treinar e às vezes ganham alguma partida. Mas para nós, torcedores da Lusa, faz tempo que não temos um “bom dia”.

Imaginem só: Fiquei horrorizada com a derrota diante do Duque de Caxias. Onde já se viu a minha Lusa perder do Duque? Mas o tempo passou e eu superei a derrota e resolvi dar mais uma chance para vocês e fui para o Canindé e sabe o que aconteceu? A Portuguesa perdeu do América-RN.

Respeito os dois adversários, todos tem sua tradição, sua história, mas a Lusa é maior do que qualquer clube.  Uma derrota diante do último colocado no campeonato é traumática.

Estou usando essas duas derrotas, só como exemplo, porque qualquer ponto perdido é um desastre, mas acho que você não conseguem entender. Aliás, vocês torcem para algum time? Já frequentaram a arquibancada? Já sentiram a emoção de fazer parte de uma torcida?

Acho que não.  Vocês não entendem de paixão e não estão nem aí para a Lusa, a minha querida Portuguesa.

Ah, vou confessar que sempre que perdoei as derrotas da Portuguesa e retornei para o Canindé, eu não perdoei vocês, mas sim meu clube, meu time e as cores da minha camisa. Porque a minha Lusa merece respeito e vocês ainda não manifestaram nenhum tipo respeito por ela.

Vocês vão passar, são só mais 11, 22 jogadores, o número não importa, vocês estão de passagem pela Portuguesa e poucos vão deixar saudades. Uma pena! Porque vocês poderiam entrar para a história e virar um digno jogador lusitano, mas optaram por ser mais um no meio de tantos que saíram e ficaram no anonimato.

Tenho saudades do Rodrigo Fabri, Diogo, César, Emerson, Caio, Capitão, Paulinho Mclaren, Dener, Evair, etc... Tenho saudades até daqueles que nunca vi jogar, mas sei histórias incríveis sobre o Enéias, Djalma Santos, Julinho Botelho, etc... Vocês acham mesmo que vou sentir saudades de vocês?

Acho que vocês não sabem, mas a Portuguesa completou 90 anos e nós torcedores comemoramos e esperávamos de vocês uma vitória, mas nem este presente vocês deram para o clube. Vocês sequer sabem da história da Lusa e eu já deveria imaginar que não dá para esperar muita coisa de vocês.

Como vocês conseguem dormir com a cabeça tranquila sabendo que a Lusa não vai retornar para a série A?

Vocês fazem parte da equipe que eu mais criei expectativa, que eu confiei e tinha como certo que a Lusa iria retornar para a elite do futebol, mas enganei, assim como vocês me enganam quando ganham uma partida.

Aprendi que não posso esperar nada de vocês...

Mas se tiverem um pouquinho de brio, joguem para vencer, mostrem raça, determinação... Provem que são competentes, porque até agora não mostraram nada dentro de campo.

Não vou me despedir, porque ainda tem sete rodadas pela frente e vocês são os responsáveis pelo sucesso ou fracasso da Portuguesa. Em breve, voltamos a conversar.

Post para Os Geraldinos. 

ASA 1 X 1 Lusa...

Com o resultado, a Lusa fica ainda mais distante da série A. Posso gritar???


sábado, 23 de outubro de 2010

Inacreditável...

O América-RN venceu a Portuguesa em pleno Canindé. Sim, o último colocado venceu o time que sonha com o G4.

Este timinho aí que sonha com o G4 não jogou NADA. Marcou um gol, de pênalti e no segundo tempo chutou apenas UMA vez no gol. 

Ganhar como? Time sem raça e determinação...  

Estou envergonhada! Sem mais... 

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Posso acreditar na Lusa?

Já estava a ponto de desistir da Série A, da Série B, do blog, do Boteco e entrar em depressão. A ideia era: daqui por diante só vou assistir os jogos do Real Madrid e também do Levante UD, que tem uma torcida bem simpática, e a Lusa só vou acompanhar a distância, porque ainda não tinha engolido a derrota para o Duque de Caxias no Canindé.

Mas aí a Lusa trocou de técnico e surpreendeu! Venceu duas partidas seguidas. E não dá para negar que ainda estou com o pé atrás, mas volto a ter um pouquinho de esperança. Afinal, o torcedor da lusa é um eterno iludido.

Eu não acredito que a “era Sérgio Guedes” terá um aproveitamento de 100% até o fim do Campeonato. Mas com a mudança do treinador, algumas atitudes também mudaram lá para os lados do Canindé. Sérgio Guedes não fará uma milagre lusitano, mas pode ajudar na conquista ao acesso. Daqui para frente, são oito jogos, oito finais..Só espero que o tropeço não aconteça na última rodada, para não matar ninguém do coração.

Vencer o São Caetano, por 3 a 1, foi um ótimo resultado. A Lusa foi bem superior no primeiro tempo, mostrou um futebol regular para bom, mas para conquistar o acesso precisa melhorar e o mais importante: os jogadores precisam querer! (Será que eles querem?)

A próxima decisão será sábado contra o América-RN, no Canindé.... Já até penso em vestir a camisa rubro-verde e lotar a Kombi em direção ao estádio. Todo mundo merece uma segunda chance, a Lusa também! Acho que posso voltar a acreditar no acesso.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O início da “era Sérgio Guedes”

"Sabemos que há pouco tempo para o fim do campeonato, mas estou chegando para lutar por isso. É a chance de todos aqui brigarem e mostrarem sua força", Sérgio Guedes

Depois da derrota ridícula diante do Icasa, por 3 a 1, e ver clubes como o Duque de Caxias ultrapassando o time de maior salário da série B, a diretoria resolveu demitir o Vadão.

Horas depois, a direção do clube anunciou o nome do novo treinador da Portuguesa: Sérgio Guedes.

Guedes terá a missão, quase que impossível, de ajudar a Lusa retornar para a série A. Mas já será de grande ajuda, se o treinador afastar os jogadores que contribuíram para a desastrosa campanha lusitana este ano.

(Estou inconformada com a campanha da Portuguesa. É vergonhoso não subir este ano, se eu fosse jogador da Portuguesa teria MUITA VERGONHA..Não vamos subir por incompetência dos jogadores, comissão técnica e clube!)

sábado, 9 de outubro de 2010

Meu Álbum de Figurinhas

Aproveitando que estamos na semana da criança e que dia 12 é o dos pequenos, resolvi postar o álbum de figurinhas que roubei do meu irmão.

A data de publicação é de 1993, ano em que eu tinha 10 anos e meu irmão 9. Éramos pequenos e a Lusa tinha um bom time e um grande jogador: Dener.

O álbum foi publicado pela Multi Editora, que não deve existir mais. Além da Portuguesa, a editora lançou a versão para ou outros grandes clubes de São Paulo.

Mesmo em 1993, não foi fácil completar o álbum, já que a troca de figurinhas era restrita aos torcedores da Lusa e não tinha a facilidade da internet.

Éramos os únicos torcedores da Portuguesa na escola, na catequese, na natação e até mesmo na rua. Os primos eram palmeirense, corinthianos e são-paulinos. Só eu e ele éramos os privilegiados torcedores da Lusa.

Mesmo com a ajuda dos tios, meu irmão não conseguiu completar o álbum. Mas na época, meu brotherzinho, ganhou a versão completa do médico da nossa família e nosso vizinho na Vila Gumercindo, Dr. Eduardo Rosmaninho.

Hoje temos esta versão completa, que eu roubei, guardo, escondo e não empresto. Só tirei do armário (trancado com um cadeado) porque precisava muito que alguém escaneasse. Mas no fundo de algum armário temos uma versão incompleta do álbum.

O álbum é uma raridade e quando meu irmão viu que estava comigo, já ficou de olho nele. Agora todo escaneado posso dividir essa joia com todos os torcedores da Lusa!

Este é o meu presente do Dia da Criança para os torcedores lusitanos:

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Voltamos...

Voltei.

Aos poucos estou colocando as coisas em ordem. E parece que a Lusa também voltou a jogar o ridículo futebol de sempre.

O 6 a 1 foi apenas uma ilusão, aconteceu só para ficar com inveja dos torcedores que foram ao Canindé. Quem também ficou com inveja do 6 a 1 foi o Mourinho e todo o elenco do Real Madrid. Dias depois da goleada rubro-verde, o Real Madrid repetiu o placar no Santiago Bernabeu.

Durante os últimos 20 dias, eu acompanhei de perto a Liga Espanhola e a Champions League, vi o movimento do futebol no país que ganhou a Copa do Mundo, visitei o fraco Museu do Barcelona e o maravilhoso museu Real Madrid, fui no estádio três vezes e vesti três camisas diferentes (Barcelona, Levante e Real Madrid). Fui a maior vira-casaca da Espanha. Descobri que o Barcelona tem o maior marketing do país, com uma loja oficial a cada esquina da cidade e que o Real Madrid não precisa de nada disso, apenas faz história.

O time e a torcida do Barcelona foi a minha grande decepção futebolística da cidade, a torcida do Levante só provou que torcer para time menos popular é mais emocionante e mais fácil para se apaixonar e o Real Madrid mostrou que tem uma grande história, o melhor técnico do mundo e os melhores jogadores, sem dúvidas se tivesse que escolher entre Madrid e Barcelona, ficaria com o Madrid, mas volto da Espanha ainda mais rubro-verde e com grande simpatia pelo Levante (segundo time da cidade de Valência).

A minha maior tristeza foi saber que horas depois que pisei em solo paulistano a Lusa foi derrotada no Canindé pelo fraco Duque de Caxias e que o sonho da série A ficou mais distante.

Eu não sei qual é o plano ou a meta do Vadão, mas a minha é ver a Lusa dar a volta por cima e jogar a série A em 2011. Está na hora de acabar com a farra desses jogadores sem raça, sem vontade e sem disposição...