terça-feira, 30 de novembro de 2010

O ídolo do Canindé

O jornal O Estado de S.Paulo publicou dia 27, dia do jogo contra o Sport, quase uma página inteira sobre a Portuguesa: Lusa fecha temporada entre o céu e o inferno. Nada de errado na matéria, apenas explicava a situação complicada do time e que a classificação seria difícil, ,mas não impossível.

O que mais chamou minha atenção foi a matéria secundária com o “ídolo” Héverton:  Agora ídolo, Héverton está de partida. Imagino que ele deu a declaração um ou dois dias antes do jogo, véspera de "decisão" para a Portuguesa. O jogador, que tem contrato com a Portuguesa até 2012, disse o seguinte:

 "Estou muito feliz na Portuguesa, mas chega um certo momento que você almeja outras coisas para sua carreira”.

E deixou claro:  "Independentemente da situação da Lusa no ano que vem, vou conversar com a diretoria para me liberar. O importante é que fiz minha parte. Espero me despedir de cabeça erguida". 

Eu pergunto: O que a Portuguesa está esperando para cobrar a multa da rescisão do contrato e liberar o jogador?

Ele fez a parte dele? O que ele fez?

Por mais que ele queira sair da Lusa, não era o momento para dar este tipo de declaração.

O jogador já disse que não lê blogs, mas precisa saber que teve todas as oportunidades de ser ídolo do time, de ajudar a Lusa na série B e de ser o artilheiro da competição, mas fez corpo mole e está muito longe de ser um exemplo de jogador.

Héverton você não é um ídolo da Portuguesa!!!

domingo, 28 de novembro de 2010

Lusa x “A Coisa”

Recife é uma cidade grande, não tive a oportunidade de conhecer os pontos turísticos, nem todas praias e também não vi nenhum tubarão. Só dei uma caminhada pela Praia de Boa Viagem e conversei com alguns nativos.

Usar a camisa da Portuguesa facilita na hora de fazer amizades e me ajudou a ganhar um desconto no quiosque na praia.

Pela cidade, conversei com torcedores do Náutico e Santa Cruz e todos torciam muito para a Lusa voltar para a elite do Brasileiro e enterrarem de vez “a coisa”, conhecida no resto do Brasil como Sport.

Depois de uma breve parada na praia para uma cerveja e curtir o calor de Pernambuco, fui encontrar com o resto dos torcedores da Lusa.

Sport X PortuguesaRodrigo, Fátima, Gominhos, Flávio Gomes, Felipe e Eduardo, completavam a Kombi rubro-verde que seguiria para a Ilha do Retiro.

A Lusa ganhou, Dodô fez um golaço e terminou o campeonato com uma média excelente de 10 gols em 15 jogos, o outro gol foi do Marco Antônio. Não sei quem fez o gol da “coisa”, mas isto pouco importa.

A equipe rubro-verde vencia por 2 a 0 quando terminou o primeiro tempo, estávamos confiantes! A todo instante chegavam informações que a Ponte Preta estava jogando sério contra o América-MG e já havia chutado duas bolas na trave.

Faltava pouco, mas a vaga seria nossa!

Triste ilusão lusitana. Mais uma vez ficamos no “quase”, no “por pouco”, “por um ponto” e em quinto. A Portuguesa ainda me mata do coração!

Mas enquanto não sofro nenhuma parada cardíaca vou conhecendo novos amigos lusitanos. Dentro de campo, a Lusa não me dá muitas alegrias, mas fora, me proporciona ótimos debates sobre futebol, diversas rodadas de chopps e amigos. E fazer amigos é tão bom quanto um título!

É Portuguesa, não foi dessa vez que você voltou para a Série A! Essa torcida linda e apaixonada merecia muito este “presente”!
Sport 1 X 2 Portuguesa


Mais fotos de Recife, aqui: http://migre.me/2yrw3

Quase. Por pouco. Um ponto. Em quinto....

Sport 1 X 2 Portuguesa

A história é repetida e o final também.

Quem mandou perder no Canindé para América-RN, Duque de Caxias, Bahia, Ponte Preta e Sport?

Por um ponto continuamos na série B.

Nós torcedores não merecíamos isso, mas os jogadores da Portuguesa, sim!!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O Criador e a Criatura

Na minha certidão de nascimento não está escrito: torcedora da Portuguesa. Mas nasci lusitana, deve ser coisa de DNA. Meu avô, meu pai, meus irmãos, primos, tios, cachorros... todos torcedores da Lusa. É uma família Portuguesa, com certeza!

Ninguém foi obrigado a vestir a camisa rubro-verde, mas tivemos o privilégio de nascer em uma família inteligente, de bom gosto e, acima de tudo lusitana. Ser torcedora da Lusa é a minha maior virtude.

Foi meu pai que me levou a primeira vez no Canindé, não lembro a idade, mas os anos foram passando e continuo indo em todos os jogos da Lusa e muitas vezes sem ele.

Às vezes acontece de reunir a família toda, e o momento é único. Não existe crise familiar, apenas a paixão pela Portuguesa.

E, movida por essa paixão que aprendi com meu pai, resolvi comprar minha passagem para Recife.

Mas quando meu pai soube que a filha é uma louca, não falou nada, apenas olhou decepcionado e arrependido.

Neste momento ele está sentado em frente ao computador, ouvindo alguma rádio AM e lamentando o dia que me levou pela primeira vez no Canindé.

Enfim, ele pode reclamar de tudo! Dos meus fracassos, dos meus namorados, da minha falta de grana, da minha TPM etc... Menos de torcer para a Portuguesa. Ele é responsável por ter me transformado em uma torcedora apaixonada pela Lusa.

Papai... Azar o seu que vai assistir ao jogo pela TV! Vou fazer de tudo para voltar com boas lembranças da Ilha do Retiro e com um presentão para você! Não lamente por eu ser lusitana, apenas agradeça. A situação poderia ser mais grave, imagina se eu fosse corinthiana ou coisa pior?!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Minha Copa do Mundo Termina Sábado

Minha Copa do Mundo começou dia 05 de maio, diante do Vila Nova, no Canindé. Logo na primeira rodada minha seleção entrou em campo e goleou o adversário por 4 a 1. Diante do resultado, tive a certeza: 2010 é o ano da Portuguesa.

Naquele dia o Héverton fez dois gols e eu apostei: Esse garoto ganhará a chuteira de ouro, será o melhor do Campeonato e vai brilhar muito com a camisa rubro-verde.

Os meses passaram e a Lusa entrou em campo mais 37 vezes e a minha Copa do Mundo foi bem diferente da que eu imaginava: Minha seleção favorita tropeçou em partidas “intropeçáveis”. O Héverton, aquele que seria o craque do campeonato,  perdeu a artilharia, se machucou, ficou até no banco e deixou de marcar gols, afinal, ele é meio campista e o principal atacante da Portuguesa agora é o Dodô.

Em 37 rodadas, a minha seleção perdeu o artilheiro, a artilharia, o técnico e alguns pontos.  No Canindé, a Lusa caiu diante do América-RN, Duque de Caxias, Ponte Preta, Bahia e Sport.

Foram 15 pontos perdidos em casa. Se o time tivesse empatado os cinco jogos, hoje não dependeríamos de outros times. E se a Lusa tivesse vencido estaria na frente do Coritiba!

Agora não adianta lamentar, porque todo jogo é uma final em um campeonato de pontos corridos.

E só resta pensar na 38º rodada. A rodada final, a decisão, a final da minha Copa do Mundo!!

Sei que a Portuguesa precisa vencer o Sport e que minha seleção depende da vitória da Ponte Preta diante do América-MG. E sabe o que acho?

Até o último minuto vou acreditar na vitória da Lusa e na queda do América. Não pela suposta “mala branca”, nem pela “boa vontade" da Ponte, mas porque é um jogo de futebol e tudo pode acontecer.

Nas últimas cinco rodadas o América ganhou dois jogos, empatou um e perdeu dois. O time mineiro enfrentará a Macaca embalado e confiante, mas uma derrota no Moisés Lucarelli não seria nada anormal, mesmo com a Ponte Preta jogando com um  milhão de reservas.

Quer saber?! Não vou entrar em paranóia. Não vou pensar na Ponte Preta e nem América. Quero saber só do meu time.

A minha final será na Ilha do Retiro e só esse resultado importa para a Lusa entrar para a história, pelo menos, para a minha história! E dessa vez, acredito em um final feliz...

Mas se tudo der errado para Lusa, o final não será triste, mas decepcionante! Perder a vaga para um time que não conseguiu vencer a Portuguesa é tão contraditório e estranho quanto a “mala branca”, porém faz parte do futebol e dos pontos corridos...

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Let It Be

Hoje acordei com o Paul McCartney, na verdade pouco dormi. O show está na memória, cada música, cada momento. O show foi o máximo! Talvez o melhor da minha vida! Não pelas músicas, nem pela super produção, mas simplesmente porque ele é um Beatle.

Apesar de ter pouca simpatia pelo Morumbi, já presenciei grandes shows lá. Não só grandes concertos, mas grandes jogos da Portuguesa.

Já enfrentei o trânsito parado da Avenida Giovanni Gronchi com a bandeira da Lusa no carro para ver meu time na final do Brasileiro. Coração a mil por hora! É de uma angústia e ansiedade sem fim, não porque meu time estava na final, mas porque é a Portuguesa em campo.

Pode ser final de campeonato, o jogo da estreia do Dodô, o lançamento do novo uniforme, o fulaninho que vai usar uma camisa qualquer de número 50 ou uma partida que não vale nada, mas a emoção é sempre a mesma, é sempre a Lusa!

Esta semana tem tudo para ser a mais especial do ano: Comecei com um belo show do Paul e pode terminar com a Lusa na série A, vou fazer de tudo para controlar a minha ansiedade. Sei que a tarefa é difícil,  mas para o tempo passar mais rápido, por enquanto só: “Let It Be”.


domingo, 21 de novembro de 2010

Vamos subir Lusa!!!!

Lusa e Ipatinga foi uma típica partida rubro-verde: sofrível do começo ao fim.

Enquanto o América-MG vencia o Sport, a Portuguesa lutava contra a forte marcação do Ipatinga e a péssima arbitragem. Sem nenhuma novidade, a Lusa lutava contra tudo e todos!!!

Mas a Lusa venceu por 2 a 1. No final, eu já contava os segundos para o juiz apitar o fim da partida.

A Portuguesa me fez sofrer todas as 37 rodadas e não deixaria a última passar em branco. Sim, temos chances e vamos subir! Claro que vamos depender um pouco da Ponte Preta, mas a Macaca nos deve uma, por causa, do caso Jean, não é?

Resta agora decidir: Ir ou não para Recife!

sábado, 20 de novembro de 2010

Tudo ou nada!

Portuguesa, Sport e América-MG fazem um esforço enorme para continuar na Segunda Divisão!!!

Nas últimas rodadas os três perderam pontos, qualquer um poderia estar classificado, mas espero que a última vaga seja decidida apenas na próxima rodada, dia 27. Para isso, a Lusa tem que ganhar hoje e muito mais que os três pontos precisa de muitos gols para manter uma boa vantagem nos saldo de gol, deixar a torcida lusitana mais feliz e confiante.

Além da vitória da Lusa, o Sport precisa vencer o América-MG, tarefa complicada, já que o América joga e com casa cheia, os ingressos lá custarão R$2,00.

Lusa X Sport pode ser a “final” do campeonato se tudo der certo para Lusa e para o time do Recife, mas antes, a rubro-verde precisa vencer o Ipatinga e o retrospecto não é nada favorável para o time do Canindé. Em sete jogos, quatro vitórias do time de minas, duas da Lusa e um empate.

Mas retrospecto não ganha partida e a Portuguesa é muito maior que o Ipatinga. O jogo de hoje será uma grande final...É tudo ou nada para a Portuguesa.

domingo, 14 de novembro de 2010

É Portuguesa...

Eu não assisti o jogo e também não ouvi. Não foi por falta de vontade, porque a ansiedade e o desespero para saber das boas jogadas, dos dribles e dos gols da Lusa era mais importante que qualquer outra coisa.

Mas sabe a famosa Lei de Murphy? Ontem aconteceu comigo.

A conexão da Claro não funcionou, passei exatamente duas horas e meia tentando a conexão. E no celular acompanhava os tuites dos colegas lusitanos. Imaginei que a Lusa estava perdendo, mas correndo atrás, brigando como uma guerreira dentro de campo, afinal, o jogo contra o Bahia era uma final. E a Lusa deveria lutar até o fim. É interesse de todos (diretoria, jogadores, comissão técnica e torcida) retornar para a primeira divisão, não?

Parece que não foi nada disso. A Lusa acomodada, se entregou diante da festa baiana. Além de perder levou três gols e por pouco não levou quatro. Para quem ainda acredita na classificação, o saldo pode ser fundamental... (Ah, Portuguesa você me faz pegar a calculadora e ficar fazendo contas, eu odeio contas!)

É Lusinha, jogou como pequena.... Uma pena! O G4 fica para depois. E com o jogo de ontem resolvi o que vou fazer: Cancelar minha conexão da Claro.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O JT de hoje...

A versão em PDF do Jornal da Tarde está lotada de erros sobre o jogo da Portuguesa. Alguém me conta se a versão impressa está igual?

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Inexplicável?! Estamos chegando....G4!

Foi um jogão, não pelo futebol, mas pela falta de luz. O jogo foi interrompido por aproximadamente 20 minutos na primeira fase da partida (isso deve virar mais uma piada para o Globo Esporte, mas enfim, foda-se o Globo Esporte e a Globo!)

A Lusa começou tropeçando no primeiro tempo, levou um gol bobo de contra ataque e passou o resto do primeiro tempo correndo atrás do prejuízo. Não parecia ser o dia da Lusa. Lamentava cada minuto por estar ali presenciando a sentença final da Portuguesa. Mas quem entende esse meu time?

Gostaria de entender o motivo da entrada do Romano no início do jogo. Ele foi um dos responsáveis pelo gol que tomamos e a maioria dos erros vinham do pé dele, o Fabrício é outro que não anda acertando muito, mas são coisas inexplicáveis. E quem vai explicar o inexplicável?

O que também queria entender é o motivo do Thiago Gomes começar a partida banco. Já escrevi algumas vezes que ele é o melhor zagueiro da Lusa, mas alguém lê este blog? O Héverton disse que não lê blogs, mas foda-se o Héverton também! Enquanto ele vestir a camisa da Portuguesa tem meu apoio!

Sei que tenho muitas coisas para reclamar. Poderia lamentar pelos passes errados, jogadas sem finalizações, pela falta de luz, pela chuva no fim do jogo e até mesmo pela esfiha horrível que comi no estádio, mas estou contente demais com a vitória da Lusa e o empate do Sport. Sim, o retorno para o G4 que estava tão distante está mais próximo e as chances são reais.

Gostei muito dos lances do Dodô, não só pelos dois gols marcados, mas pela atitude. Ademir Sopa marcou um golaço, Sérgio Guedes aos poucos está conhecendo a Lusa e as máscaras estão caindo e a Lusa tem o melhor ataque do Brasil!! O último motivo já é o suficiente para o retorno para a série A, não é?

É Portuguesa, você me surpreendeu! 3 a 1 foi uma ótima virada!  Eu apanho, mas depois tudo fica certo. Sem sofrimento não tem graça! Agora, mais três jogos para sofrer e testar o meu sistema cardíaco!

"É preciso que o torcedor venha e nos ajude, apoie o tempo todo"

IMG_3387
Pela 35ª rodada da Série B, a Portuguesa enfrenta mais uma “final” diante do Brasiliense, às 19h30, no Canindé.

Não acredito em milagres, mas sei que a equipe rubro-verde tem talento e capacidade para vencer o adversário e manter a esperança de terminar o campeonato entre os quatro primeiros colocados e retornar para a "elite" do futebol nacional.

E para deixar os jogadores ainda mais confiantes, o apoio da torcida para o jogo de amanhã será fundamental. É a hora de tirar da gaveta a camisa rubro-verde, chamar os amigos e partir para o Canindé.

Ciente da importância da partida para jogadores e torcedores, o técnico Sérgio Guedes convoca e torcida lusitana: "É preciso que o torcedor venha e nos ajude, apoie o tempo todo. Precisamos que ele fique do nosso lado e passe boas vibrações”.

Já o goleiro Weverton destaca o fanatismo da torcida e pede o apoio dos lusitanos: "Não tenho dúvidas de que a torcida terá grande importância nesse jogo. Nosso torcedor da é fanático, então creio que virá nos apoiar. Precisamos de incentivo durante todo o jogo”.

E aí torcedor, já pegou sua camisa? Já riscou na agenda que compromisso mais importante da semana será no Canindé?

Vamos lotar a Kombi?

domingo, 7 de novembro de 2010

Eu já sabia!!!

Eu já sabia que a Lusa venceria a Ponte, desde do jogo contra o Náutico em que coloquei o título do post errado: Eu tinha a certeza da capacidade lusitana diante da Macaca.

Ontem a Lusa deu um importantíssimo passo para a série A. A vitória por 2 a 0, diante da Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, deixa a Lusa com 53 pontos, cinco a menos que o América-MG, quarto colocado na competição. E muito ânimo e confiança para torcedores e jogadores da rubro-verde.

A Lusa precisa continuar jogando com o único pensamento: o da vitória. E torcer por tropeços do América, Sport e até mesmo do Bahia. Parece que as coisas estão dando certo. Então eu vou acreditar na classificação.

Diante da Ponte Preta, a Portuguesa fez um bom primeiro tempo, Dodô, o artilheiro dos gols bonitos, marcou o primeiro gol e por pouco, mas muito pouco, não marcou mais dois.

No segundo tempo, deu espaço para a Ponte Preta, o Acleisson, que já estava com saudades de cornetar, entrou no jogo e não me surpreendeu. Ele não foi bem. Por alguns momentos o time da Ponte foi superior ao da Lusa, mas o Tiago Gomes, que eu não canso de repetir que deveria ser titular absoluto da Portuguesa, marcou o segundo gol rubro-verde e a Lusa segue viva no campeonato.

E terça-feira, a Lusa enfrenta mais uma final: o Brasiliense, no Canindé... Dia de vestir a camisa rubro-verde e seguir para o Canindé!!!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Apenas cinco pontos?!

Para o Portal Terra , Héverton desabafa:


"Depois de ter passado por um momento difícil, que foi esta lesão no púbis, tive a felicidade de voltar bem, marcar um gol e ajudar a Portuguesa a vencer Foi um resultado muito importante, que nos deixa vivo na competição rumo ao acesso, ficando apenas com cinco pontos a menos que o quarto colocado".

Apenas cinco pontos???

Duas vitórias no Canindé seriam suficientes, não é? Perder do América-RN e do Duque de Caxias, em casa, é muita incompetência! Agora ficam se lamentando, correndo atrás dos pontos perdidos e em busca da “campanha perfeita”.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

No Pacaembu, Lusa vira diante da Ponte Preta

Pô, acorda Michelle, a Lusa virou em cima do Náutico e não da Ponte!!!...Mas o falecido polvo, Paul, mandou uma mensagem do além dizendo que a Lusa vira diante do time de Campinas.

Queria ter ido, mas não fui no Pacaembu. Estou cansada de ser enganada pela equipe da Portuguesa. Optei em assistir o jogo no conforto da minha casa.

A equipe lusitana fez um primeiro tempo horrível, errando muitos passes e oferecendo pouquíssimo perigo para a defesa adversária e assim o Náutico abriu o placar e me fez ter a certeza que tinha feito a escolha certa ficando em casa.

Não dá mesmo para confiar no time! O Náutico é ruim demais, fraco demais e passar sufoco diante desta equipe é uma piada!!!!

No segundo tempo o Glauber marcou e em seguida o Héverton ampliou o placar (o churrasco, a pelada do final de semana e o pagode fizeram bem para ele) e depois Ademir Sopa fez o terceiro gol rubro-verde.

Não foi uma virada surpreendente porque a Lusa não me surpreende mais com nada! Mas foi um segundo tempo razoável e nesta altura do campeonato só me resta lamentar por alguns pontos perdidos dentro de casa. Pelo jeito, caminhamos para terminar o campeonato em 5°...

O próximo jogo será sábado contra a Ponte Preta, que vive uma situação um pouquinho pior que a Portuguesa. Acredito que não será um confronto fácil, Ponte e Lusa sempre fazem partidas disputadas, mas com uma vitória em Campinas volto a ter esperança...

No Pacaembu

A Lusa enfrente hoje, às 21h, o Náutico no Pacaembu. Os titulares e os desfalques ficam para o segundo plano, porque eu quero saber é do Pacaembu!

Não lembro a última vez que pisei no Estádio, mas foi para algum show. Para jogo faz mais tempo ainda...

Já vi alguns Lusa X Corinthians e Portuguesa X Santos no Paulo Machado de Carvalho, mas todos na década de 90. Procurei pelos meus ingressos, mas estão perdidos e jogados em algum canto da minha casa...

Não fui no inesquecível 7 a 2 contra o São Paulo, mas lembro cada lance daquele jogo, tenho os jornais do dia seguinte e não me canso de assistir os sete gols lusitanos. 

Meu jogo inesquecível no Pacaembu foi a primeira partida entre Lusa e gambazada pelo Paulista de 1995, disputávamos uma vaga na final do Campeonato e a equipe rubro-verde era a melhor da competição. Tinha 13 anos, uma camisa a Portuguesa e muita disposição para enfrentar uma fila enorme para comprar o ingresso.

Lembro da torcida da Lusa naquele espaço minúsculo entre o tobogã e as e arquibancada coberta. A Lusa perdeu por 1 a 0, mas a torcida rubro-verde era grande demais para aquele espaço, as bandeiras, os cantos, os gritos o melhor time do campeonato com a camisa rubro-verde. Que saudades do Pacaembu! 

Depois teve o segundo jogo contra os gambás e ficamos na arquibancada laranja. Mas perdemos nos últimos minutos da partida e fomos eliminados. E lá se foi, mais uma vez, a chance de disputar uma final...

Hoje a Lusa volta a jogar no Pacaembu. Outra circunstância, outro campeonato e outra situação. Sinto uma grande nostalgia.O jogo de hoje não vale praticamente nada, o estádio será da nossa torcida e estará vazio, lutamos por três pontos que talvez não sirva para nada! 

Talvez eu aparece no Pacaembu e mate a saudade de uma época que a Lusa jogava como grande, mas é triste pensar que o estádio me empolga muito mais que a equipe da Portuguesa.