terça-feira, 30 de agosto de 2011

Time de guerreiros


Heróica Portuguesa!!!

Não foi o primeiro jogo que a arbitragem prejudica a Portuguesa. Deve ser nossa sina e, infelizmente, os juízes continuarão prejudicando a Lusa.

No primeiro tempo, a Portuguesa vinha jogando bem e com boas possibilidades de gol. Minha expectativa para o segundo tempo era grande, porque a Lusa joga melhor no segundo tempo. Mas já quase no fim da primeira etapa, o juiz, Gutemberg de Paula, expulsou injustamente o Ferdinando e o Marcelo Cordeiro. (Eu acredito que as expulsões foram injustas!!!)

Mas contra tudo e contra todos, nossos jogadores foram heróicos e conseguiram segurar o empate contra o Náutico.

A Lusa jogou como um time gigante, como um time campeão. Foi um empate com sabor de vitória. E daqui pra frente todos os jogos serão uma grande decisão.

E a Lusa continua na liderança! Sou líder, líder, líder...

domingo, 28 de agosto de 2011

Portuguesa é campeã do 1º turno

Por Terra Notícias

Há três jogos sem vencer na Série B, a líder Portuguesa voltou a decepcionar a torcida neste sábado e, mesmo reagindo no final, apenas empatou com o Icasa, por 3 a 3, em pleno Canindé. Apesar do tropeço, a equipe de Jorginho garantiu o título simbólico do primeiro turno do campeonato.

O empate impediu que a equipe rubro-verde quebrasse o recorde de melhor campanha na primeira metade da competição desde o início da era dos pontos corridos, em 2006. A marca segue pertencendo aos times do Corinthians, de 2008, e Vasco, de 2009, que somavam 39 pontos ao final das primeiras 19 rodadas e, depois, conquistaram o título do torneio com facilidade.

Com 38 pontos, a Portuguesa segue isolada na liderança da Série B, a três pontos da Ponte Preta, segunda colocada. Como alerta para o time do técnico Jorginho, no entanto, fica a lembrança das campanhas do Coritiba, em 2006, e do Criciúma, em 2007, que, após terminarem o primeiro turno na ponta, decaíram muito na segunda metade da competição e sequer conquistaram o acesso.
Já o Icasa termina a rodada na 13ª colocação, com 25 pontos. Na próxima rodada, o time cearense enfrenta o Sport, em casa, enquanto a Portuguesa joga contra o Náutico, em Recife.

O jogo

O jogo começou movimentado no Canindé. Logo aos 5min, Osmar, do Icasa, arriscou de longe e acertou o travessão de Weverton. Aos 9min, Marcelo Cordeiro respondeu para o time mandante, com uma bola na trave que Henrique, no rebote, não conseguiu completar para o gol.
O equilíbrio continuou. Aos 14min, Henrique se redimiu do gol perdido e abriu o placar para a Portuguesa, com um chute cruzado. Mas o Icasa chegou ao empate no minuto seguinte, com Marino.

O clube rubro-verde trocava passes no ataque e tinha mais posse de bola, mas os cearenses voltaram a surpreender. Aos 34min, Marino dominou pela intermdiária e chutou de longe, no ângulo de Weverton, virando a partida.

Ainda antes do intervalo, os cearenses ampliaram: aos 43min, Preto cobrou pênalti no centro do gol e abriu 3 a 1 para o Icasa. A Portuguesa demonstrou abalo com o resultado, mas partiu para o ataque no segundo tempo e conseguiu igualar o marcador de maneira emocionante.
Aos 27min, Ananias, sozinho, cabeceou no cantinho do gol de Marcelo Pitol e diminuiu. Já no último minuto de jogo, aos 47min, Lucas Gaúcho, também de cabeça, aproveitou rebote de dividida entre o goleiro da equipe cearense e Marcelo Codeiro, evitando a derrota no Canindé.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 3 X 3 ICASA
Gols

PORTUGUESA:
Henrique, aos 14min do primeiro tempo; Ananias aos 26min e Lucas Gaúcho aos 44min do segundo tempo

ICASA:
Marino aos 15min e aos 33min; Preto aos 42min do primeiro tempo

PORTUGUESA: Weverton; Luis Ricardo, Leandro Silva, Rogério e Marcelo Cordeiro; Guilherme (Boquita), Ferdinando (Lucas Gaúcho), Henrique e Marco Antônio; Ananias e Edno. Técnico: Jorginho

ICASA: Marcelo Pitol, Luiz Henrique, Ramon e Everaldo; Osmar (Guto), Dodó, Marino, Preto, Diego Palhinha e Janílson; Marciano (Diogo França). Técnico: Márcio Bittencour
Cartões amarelos

ICASA: Renato Cajá

Árbitro
Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Local
Canindé, em São Paulo (SP)

domingo, 21 de agosto de 2011

Um slogan para o Boteco da Lusa


Já está na hora do Boteco da Lusa ganhar um slogan! Afinal, o blog já tem três anos, um público fiel, um layout lindo, histórias bacanas, cartuns sensacionais e uma blogueira super modesta!

Por enquanto, acho que só falta um slogan para o Boteco ficar ainda melhor. O blog está igual a Portuguesa, em uma ótima fase!!!

E aquele que criar a “frase de efeito” mais criativa ganhará uma camisa oficial da Portuguesa (tamanho G).

E todos que participarem da promoção concorrem (por sorteio) a produtos oficiais da Portuguesa (toalha, copo térmico e porta retrato).

Regras:

As sugestões de “slogans´s” deverão ser publicadas nos comentários deste post.

Só vale para quem mora no Brasil. Não tenho dinheiro para enviar a postagem para o exterior.

Só vale uma sugestão de frase por pessoa.

É importante que a pessoa se identifique.

Procure não copiar a frase de ninguém.

A frase será escolhida por um comissão de comunicólogos com PHD em slogan´s para blogs e todos participarão do sorteio para ganhar os produtos oficiais da Lusa.

Caso alguém não consiga publicar no blog, enviar a frase via email para botecodalusa@gmail.com ou via twitter @botecodalusa (Não esqueça de se identificar).

Os "slogan´s" serão aceitos até o dia 25 de setembro e o vencedor será anunciado no dia 26 de setembro (um dia antes do jogo contra o Goiás).  (DATA PRORROGADA - FALTA TEMPO PARA ANALISAR AS FRASES)

Boa sorte!

sábado, 20 de agosto de 2011

O tradicional "pé atrás"

A Portuguesa é frágil. Basta dois jogos ruins para o clima entre o time e a torcida esfriar. A relação é como um copo de cristal, a queda pode ser pequena, mas quebra!

Na derrota contra o Vila Nova no Canindé, dei razão para o time, a Lusa vinha de uma campanha maravilhosa, estávamos na liderança e ali foi apenas um dia ruim. E sai com a certeza que a boa fase e boa campanha continuaria.

Ontem, após enfrentar quatro horas de viagem até Volta Redonda, chegando no jogo com 10 minutos de atraso (acho que foi isso que deu azar) a Lusa empatou com o fraco Duque. Sei que não é nenhum pecado empatar fora de casa, mas o problema é a maneira como o time se comportou. O time foi mal, se comportou como um time pequeno diante do último colocado do campeonato. O empate seria normal, se a Lusa tivesse lutado, ido para cima, atacado, mas foram somente dois chutes ao gol.

Na arquibancada, estávamos em uns 50 torcedores, e a maioria foi cobrar do Jorginho a permanência do Ivo, do Ronaldo e até mesmo do Henrique no time. O treinador respondeu mais ou menos assim: “Somos líderes, vocês querem mais o que?”

Eu quero continuar líder, quero ver a Lusa vencendo e jogando bem. Se golear melhor ainda, mais 1 a 0 já é do meu agrado e vou comemorar da mesma maneira. Também quero ver a Lusa na Série A e pegar um avião para ver Lusa X Flamengo, Lusa X Internacional, Lusa X Cruzeiro, etc... Gosto da série B, mas já cansei de ver a Portuguesa jogar contra times pequenos, BOA, Salgueiro, Duque, não são times para enfrentar a minha GIGANTE PORTUGUESA.

Quero ver uma campanha sólida, sem muitos tropeços, porque sou desconfiada, aliás, acho que todo torcedor a Lusa tem esse pé atrás, já estamos cansados de tombos e por mais que continuamos líderes, temos a consciência que daqui pra frente as coisas podem se complicar e manter uma boa vantagem é a garantia que vamos continuar no G4.

Continuarei acreditando que foi apenas dois jogos ruins, coisas do acaso, acho que a Lusa vive o seu “inferno astral”, mas que vai passar diante do Icasa. Acho até que meu time não precisa ser a BarceLusa, mesmo porque nem gosto do Barcelona, mas meu time tem que ser grande, superior, mostrar raça e determinação, porque a vitória será consequencia. Não quero passar o resto do campeonato com esse “pé atrás” e esse medo de perder para Duque´s, Salgueiro´s, Americana´s, Vila Nova´s, etc...


A Reportagem do Brasil Econômico

A imprensa muitas vezes me irrita!!! "Bacalhau mecânico?!" Quem inventou esse apelido ridículo?

BRASILECONOMICO_1908_capa
BRASILECONOMICO_1908_1BRASILECONOMICO_1908_2 (1)

Em jogo sonolento, lanterna Duque arranca empate da líder Portuguesa


Por GLOBOESPORTE.COM

No duelo entre o líder e o lanterna da Série B, tudo igual em Volta Redonda. No Raulino Oliveira, Duque de Caxias e Portuguesa não balançaram a rede e empataram sem gols, em partida sonolenta e muito fraca tecnicamente.

Para a Lusa, mesmo jogando fora de casa, o empate significou a segunda partida seguida sem vitória. Nada preocupante, no entanto. Com uma boa vantagem acumulada ao longo do primeiro turno, a equipe segue líder da Série B, com 37 pontos, três a mais do que a Ponte Preta, segunda colocada.

O Duque de Caxias, por sua vez, segue em delicadíssima situação. Apesar de claramente apresentar um futebol mais competitivo desde a contratação do técnico Paulo Campos, ainda amarga a lanterna, com apenas nove pontos.

Na próxima rodada, o Duque de Caxias vai a Varginha, enfrentar o Boa Esporte, na sexta (26), às 20h30m, no Melão. A Lusa encara o Icasa, no sábado (27), às 16h20m, no Canindé.

Cadê os melhores momentos?

Ritmo lento, passes para o lado e nada de objetividade. Assim começou a partida. Com a obrigação de quem lidera o campeonato, a Portuguesa, pelo menos, tomou a iniciativa. Se não conseguia levar perigo ao adversário, controlava o o meio-campo. Edno, na armação, e Marcelo Cordeiro, caindo bem pela esquerda, eram os únicos focos de inspiração. O último passe, porém, esbarrava a todo momento na retranca do Duque armada pelo técnico Paulo Campos.

Curiosamente, apesar de todo o domínio territorial da Lusa, a melhor chance da primeira etapa foi criada pelo Caxias. Gilcimar dividiu com Weverton, e a bola sobrou limpa para Galvão marcar. O atacante até ensaiou uma comemoração, mas o árbitro assinalou falta no goleiro da Portuguesa.

Empate justo
Na volta do intervalo, o panorama foi parecido. A principal diferença foi um Duque de Caxias um pouco mais solto e ofensivo, o que significou mais espaço para a Lusa. Entretanto, em noite pouco inspirada, o time paulista quase não criou. Henrique, por duas vezes, foi quem chegou mais perto de balançar a rede, com uma cabeçada rente à trave e um chute por cima do gol.

Com a aproximação do fim do jogo, a Lusa tentou impor um ritmo mais acelerado e por muito pouco não abriu o placar em um chute de Ananias, que carimbou a trave. Em contra-ataque, nos minutos finais, o Duque de Caxias teve a chance de chegar à segunda vitória na Séire B em chute de fora da área de Gilcimar, defendido sem maiores dificuldades por Weverton. Muito pouco para quem buscava a vitória e, no fim, o empate sem gols foi mais do que merecido.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A perfeição não existe...

Nem tudo é perfeito! Os grandes também caem, os melhores perdem e a Portuguesa também sofreu uma queda. Mas está perdoada. Afinal, somos líderes. Sou líder, líder, líder...

As partidas no Canindé estão cada vez mais difíceis. Mas é normal. Afinal, chegamos quase na metade do Campeonato...


Os times querem sair da zona de rebaixamento, os que estão no meio da tabela brigam por uma vaga no G4 e quem está no G4, quer se firmar por lá.

Sempre tive a consciência que uma hora ou outra a Lusa iria tropeçar, não imaginava que seria contra o Vila Nova, mas acontece com os melhores.

Temos um time bom, mas não perfeito. E os adversários estão jogando muito fechado dentro do Canindé. Está mais fácil vencer fora de casa! Os melhores jogos foram fora de casa e contra times de grandes torcidas (Goiás, Ponte Preta, Vitória e Sport).

Ontem, nossos atacantes não conseguiram passar pela barreira que o Vila Nova montou para enfrentar a líder do campeonato. Eles ganharam um jogo, comemoraram como se fosse o título e nós, continuamos líderes.

Nenhuma derrota é boa, mas serve de lição. É como a vida, tropeçamos, mas no dia seguinte, levantamos a cabeça e bola pra frente. Continuamos na liderança do Campeonato.

Só não pode acontecer de xingarmos os jogadores. Ontem, tinha muita gente no Canindé, eu não sei exatamente o público! Gente que não está acostumada com a arquibancada e que talvez nem tenha acompanhado o desempenho da Lusa desde do início do Campeonato.

Algumas dessas pessoas fizeram errado em xingar os jogadores!!!! Erraram feio!!!!

Essa foi a 17ª rodada, eu estive em 12 jogos. O dia que precisar xingar alguém do elenco, serei a primeira, porque me sinto no direito de fazer isso, acompanho a evolução da Lusa desde o Campeonato Paulista. Sei que tudo começou naquele jogo do Paulista contra o São Bernardo, que eu aposto, que as pessoas que xingaram os jogadores não estavam nesse jogo, assim como não estavam contra o São Paulo, em Barueri, nem contra o Náutico, muito menos contra o ABC, não apareceram também nos 5 a 0 contra o Bragantino, etc.... Que moral tem esse torcedor de PPV?

A união entre time e torcida está ótima e isso não pode mudar por causa de meia dúzia de “torcedores”! Não é o momento para criticar a equipe. É o momento de apoiar, porque daqui pra frente o campeonato será cada vez mais difícil!

E que venha o tão temido Duque de Caxias!!!!

Com time ofensivo, Vila Nova surpreende e bate a Portuguesa

Por Globo.com

No estilo “a melhor defesa é o ataque”, o Vila Nova surpreendeu a Portuguesa nesta terça-feira, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Com um gol de David, o time goiano venceu a líder por 1 a 0 no Canindé, acabando com uma sequência de sete jogos de invencibilidade do time do técnico Jorginho.

Apesar da derrota que não vinha há mais de um mês, a Portuguesa segue na ponta da tabela, com 36 pontos, mas pode perder a folga para a vice-líder Ponte Preta, que tem um jogo a menos e está com 32 pontos. O próximo desafio da Lusa está agendado para esta sexta, às 20h30m, quando a equipe encara o Duque de Caxias, em São Januário. Pelo lado do Vila, o técnico Artur Neto estreou com vitória e respira aliviado, já que o time chega aos 23 pontos e se distancia da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, os goianos recebem o Americana, no sábado, às 16h20m.

A líder Portuguesa esperava encarar um Vila Nova fechado no campo de defesa, já que o time goiano brigava para se distanciar da zona de degola e não tem um bom desempenho como visitante, conquistando apenas cinco pontos dos 24 disputados. No entanto, o técnico estreante Artur Neto colocou a equipe para o ataque. O resultado foi um primeiro tempo aberto, com boas chances para os dois lados, apesar das poucas jogadas criadas.

Foi um toma lá, dá cá. O Vila Nova atacava com Roni e David, quase sempre pelas laterais, e a Lusa respondia em pouco tempo. Com um Edno apagado, sobrou para Marco Antônio e para os alas da Lusa a função ofensiva, mas a equipe ficou muito aquém do futebol que lhe rendeu o apelido de “Barcelusa”.

Foi o Vila Nova que teve a melhor chance de abrir o placar. Em um contra-ataque, David deu um passe açucarado para Roni bater cruzado e tirar tinta da trave.

Se dentro de campo a Portuguesa não mostrava o futebol de líder da Série B, na arquibancada a torcida não decepcionava. Ao som de uma bateria, que não parou nem um segundo durante o primeiro tempo, os torcedores entoaram um vasto repertório de hinos e até fizeram uma peregrinação no segundo tempo, mudando de posição no estádio para permanecer perto da meta do goleiro Michel Alves.

Vila dá o golpe fatal

No retorno do vestiário, os jogadores da Lusa fizeram uma corrente no meio-campo para tentar reagir. A motivação até parecia surtir efeito. O time do técnico Jorginho ameaçava mais o Vila Nova e se movimentava melhor. Mas a equipe goiana pregou sua peça: em um contra-ataque, aos dez minutos da etapa complementar, Roni deu um presente para David, um belo passe na quina esquerda da grande área para o meia tirar do defensor e soltar o pé. O chute rasteiro foi no limite, tocou a trave esquerda de Weverton e balançou a rede.

Em vez de sentir o golpe, a Lusa cresceu. Embalado pela torcida, que passou a gritar ainda mais, Edno começou a aparecer e quase empatou aos 18 minutos, com uma arrancada pela esquerda e um chute cruzado, que exigiu grande defesa de Michel Alves. Daí em diante, só deu Lusa. Jorginho mexeu no time, colocando mais atacantes em campo. A Portuguesa pressionou com Raí, com Marcelo Cordeiro, várias vezes com Edno, mas nada de gol. Apesar dos gritos de “Portuguesa é o time da virada”, vindos da arquibancada, a derrota que não vinha há sete jogos, enfim, veio.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Saga do Boteco da Lusa na Ilha do Retiro

IMG_0342IMG_0341IMG_0339IMG_0337IMG_0331IMG_0328
IMG_0327IMG_0326IMG_0325IMG_0324IMG_0323IMG_0322
IMG_0321IMG_0320IMG_0319IMG_0318IMG_0317IMG_0314
IMG_0313IMG_0312IMG_0310IMG_0309IMG_0308IMG_0307
Sport X Portuguesa, um álbum no Flickr.

Feliz Dia dos Pais!!!

Atrasada. Mas antes tarde do que nunca... Deixo aqui minha homenagem a todos os papais lusitanos e especialmente ao meu pai e meu avô! 

Ao voltar de Recife, me deparei com esse parágrafo do amigo Zafón.  

"Pai é aquele capaz de escutar, guiar e respeitar a criatura, e de não afogar nela os próprios defeitos. Alguém de quem um filho não goste  apenas por ser seu pai, mas que admire pela pessoa que é. Alguém com quem ele queira se parecer." - Carlos Ruiz Zafón - A Sombra do Vento



domingo, 14 de agosto de 2011

Portuguesa vence Corinthians por 4x3 na Final do Paulistão de forma dramática depois de estar perdendo por 3x0.

Essa é a manchete que Rafael Ramos gostaria de ver em breve no jornais.

Quando questionado sobre a paixão pela Lusa, ele afirma:

“Na verdade não foi uma escolha, pois fui escolhido. Normalmente costumo dizer que os seguidores da Portuguesa são escolhidos, afinal para torcer para a Portuguesa a pessoa precisa de muita personalidade.

A Portuguesa é uma das razões da minha vida. Digo isso sem querer passar a imagem de um fanático. Na verdade sou um apaixonado por esse time. Chega a ser engraçado essa escolha, pois sou muitas vezes conhecido não pelo meu nome ou por algo relacionado a minha fisionomia e sim por ser um torcedor rubro verde.”

O melhor jogo:

“Foram tantos que fica difícil escolher um. Pela importância eu diria que foi Portuguesa 2x0 Grêmio pela final do Brasileirão de 96. Pela emoção poderia ser o 4x2 de virada no Santos com direito ao golaço do Dener. Nesse dia tomei uma maçazada no ombro que acabou marcando ainda mais essa partida. Como tenho que escolher um digo que foi o Portuguesa 4x0 Rio Preto pela final da A2. Sei que muitos acham que era obrigação, mas voltar ao lugar de onde nunca deveríamos ter saído com uma goleada e com o Canindé num mar rubro verde foi algo inexplicável, embora a vitória por 3x2 no Sport em 2006 tenha sido uma das maiores comemorações da minha vida mesmo não estando no estádio.”

O melhor presente para Lusa:

“Daria o título da Série B. A Portuguesa é grande demais para continuar amargando a segunda divisão do campeonato nacional.”

Rafael RamosPublicitário

Lusa segue viva e forte, pra sempre!

"Aprendi a gostar de futebol vendo a Portuguesa, no começo da década de 70 com o Canindé novinho em folha. Hoje vou para os jogos com mulher, filha e encontro amigos. Pra mim,  parece que torcer pra Lusa fica cada dia melhor...”, conta o cartunista Paulo Batista. 

Paulo lembra que o jogo mais marcante foi contra o Sport: “É estranho, mas o jogo em que mais me emocionei acho que foi no pior momento da Lusa, aquela virada contra o Sport que salvou a Lusa da terceira divisão em 2006. O gol nos descontos desentalou alguma coisa que estava parada na garganta.”

“O melhor presente para a Portuguesa em 2011 é o título da Série B e o acesso que estamos fazendo por merecer”, comenta Paulo.

Paulo Batista, cartunista e ilustrador. Blog Ô Criatura / Boteco da Lusa

Portuguesa: De volta ao lugar de onde NUNCA deveria ter saído

Marília Costa, conta que praticamente nasceu na Portuguesa. “Não conheci outro futebol que não fosse este, desde de criança frequentava o Canindé,  depois, quando cresci, entendi que já era parte da minha vida, que nenhum outro time, com inúmeros títulos, jogadores de nome e folhas de pagamentos altíssimas fariam eu me sentir assim. E é lá que eu sou feliz. Foi lá que conheci meus melhores amigos, meu namorado é lá que a minha família se reúne. Nós não escolhemos torcer pela Lusa, ela nos escolheu”, conta a estudante.

Com seis anos de idade, ela foi com toda a família até o Pacaembu. “Jogos fora do Canindé sempre me fascinaram, mas neste dia, ficou muito claro que eu não poderia torcer para outro time. A Portuguesa goleou o São Paulo em 7 x 2. Eu nunca mais me esquecerei daquele domingo”, recorda Marília.

Ela acredita que o melhor presente para Lusa será o título e promete:  “Eu tenho um sonho, na verdade, um objetivo: Ficar rica, pra ajudar a Portuguesa. Sem tirar nenhum proveito, apenas poder pagar uma mesada para o clube pelo qual sou apaixonada.”


Marília Costa, estudante. Blog: Boca Santa

Lusa bate Benfica em Tóquio e é a dona do mundo

Marcos Texeira conta que a primeira vez que pisou no Canindé foi em 85 contra o Marília. “Vencemos por 2 a 0, golos de Toninho e Toquinho. De lá pra cá são inúmeras tristezas, muitas alegrias e nenhum arrependimento. Torcer para a Lusa não é para qualquer um, é para os fortes, os apaixonados mesmo. Além do mais, não tem porquê, pois amor não se explica, apenas se sente, e isso basta.”

O jogo que mais marcante que Marcos presenciou foi em 93 quando o Dener arrebentou com o Santos e vencemos, por 4 a 2, de virada. “Ele fez o terceiro gol, de placa, inesquecível. Os outros foram do Bentinho, duas vezes, e do Tico, pra fechar o caixão”.

De presente para a Portuguesa, o lusitano gostaria de ver a Lusa na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.. “A médio prazo, a volta da torcida ao Canindé; a longo prazo, o saneamento das dívidas. Presentes para a Lusa eu dou todos os dias, que é buscar espaço na mídia que nós merecemos”.

Marcos Teixeira, 33, estudante de Jornalismo. Blog: Bola de Bigode

Contra tudo e conta todos, Portuguesa campeã da Libertadores. Rumo a Tóquio!

a ‘Uma puta’ de uma reforma no estádio, melhorarias no entorno do Canindé e um estacionamento maior para atrair ainda mais a torcida!”, esse é o desejo do Johnny para a Portuguesa. 


João Alves, mais conhecido como Johnny da Padaria, não sabe como e nem o motivo pelo qual começou a torcer pela Lusa. “Quando dei por mim estava vestindo uma camisa com faixas largas verdes e vermelhas com gola em "V", até hoje acho a mais bonitas de todas (década de 70), queria entrar no gramado com o time, recortava o rodapé das páginas da Gazeta Esportiva para saber dos jogos da Lusa e as fotos dos jogadores para colocar no meu time de botão. Sonhava com goleadas impiedosas em cima de qualquer time. Pensava em ser sócio, depois conselheiro e chegar a ser presidente”, conta o comerciante.

Johnny diz que já viu vários altos e baixos da Lusa, mas foi contra o Palmeiras que ele tem boas lembranças:  “O jogo foi no Parque Antarctica, o Palmeiras fez o primeiro gol e a Lusa empatou com o Toquinho, já no finalzinho, Mendonça que jogava com a 10 deu uma pancada no ângulo e o João Marcos tirou com a ponta dos dedos. Teve também outro jogo contra o Palmeiras no Pacaembu, em que a Lusa fez o gol nos acréscimos com o Wladimir de cabeça. Dentro de campo, Denner, Rodolfo Rodrigues e o Jorginho, nosso treinador, mas que na época vestia a camisa do adversário".

João Alves do Santos, o Johnny da Padaria de Diadema

Portuguesa campeã da série B em 2011!

Essa é a manchete que a coordenadora psicológica, Isabel Prandina, quer ver nos jornais em novembro. E no futuro um pouquinho mais distante: Portuguesa rumo à Libertadores!!!!!!

Quando questionada o motivo da paixão pela Portuguesa, ela responde: “Porque conheci o Paulo! Foi amor à primeira vista (ambos)!”

Isabel afirma que o melhor presente para a Lusa é o título da série B: “A Portuguesa merece, o Jorginho merece, nos merecemos!”

A coordenadora pedagógica conta que o melhor jogo é sempre o último: “Principalmente, nessa fase! Em todos esses anos, nunca tive emoção maior!”

“Gostaria de dedicar esse futuro título ao meu sogro: Guilherme Baptista! Um homem incrível, uma pessoa maravilhosa, um lutador pela vida!”, finaliza Isabel.

Isabel Prandina, Coordenadora Pedagógica

Sem erro de contagem, Portuguesa vence o Santos nos penaltis e é campeã Paulista

Fernando Carreiro sonha em ler, em um futuro próximo, a manchete da vitória da Lusa diante do Santos e enfatiza que a legenda da foto da primeira página do jornal será: Elano - "Não aguento mais ser escalado para as cobranças"

“Paulista, heterossexual, alfabetizado, não sou italiano, para que time poderia torcer?”, pergunta o Analista de Sistemas.

“Sempre tive um carinho especial pela Portuguesa, mas é impossível não torcer por esse time após pisar no Canindé.
Foi o que aconteceu na minha adolescência, quando comecei a sentir o verdadeiro amor pelo futebol após presenciar a magia que envolve Time x Torcida da Associação Portuguesa de Desportos. Desde então virei um doente e sinto esse amor, quase platônico, pela Lusa”, conta Fernando.

Os jogos mais emocionantes do Fernando:

- Portuguesa 2 x 1 São Paulo (Paulistão 2005)
- Acesso série A
- Portuguesa 4 x 3 Guarani (virada sensacional)
- Classificação para o Paulistão 2011, “Tinha gente rolando na arquibancada, tenho até medo que sejamos campeões um dia!”, conta o Analista.

De presente para a Portuguesa, o Fernando gostaria de dar futuros torcedores para o time.

Fernando Carreiro, Analista de Sistemas

Elenco rubro-verde busca inspiração na Portuguesa de 2011 para conseguir o tão sonhado Mundial de 2015

“A Portuguesa é apaixonante!! Ela nos faz comemorar um acesso a uma segunda fase de um campeonato paulista como se fosse um título brasileiro. Porque ela consegue nos deixar cada dia mais apaixonados pelas cores rubro verdes. Porque elas no estimula a fazer  loucuras só para  vê-la jogar. Porque quando perdemos um jogo (faz tempo que isso não acontece) nossa semana vira um inferno, mas quando ganhamos vira um paraíso”, descreve o estudante Felipe Higino.

Muitos jogos foram marcantes na vida do estudante e diz: “Falar um jogo só é difícil! Mas um que me marcou muito foi Portuguesa x Guarani pela série B de 2009. Esse jogo foi INCRÍVEL. Terminamos o primeiro tempo perdendo de 1x3 e por um milagre conseguimos virar o jogo para 4x3”.

De presente para a Associação Portuguesa de Desportos, Higino, daria: s 10 mil torcedores apaixonados pela Portuguesa.

Felipe Higino, estudante

Lusa, a mais querida do Brasil, campeã do Brasil

Eduardo Elias Dos Santos diz que escolheu a Lusa por cauda da tradição familiar. Hoje ele é um apaixonado pelas cores rubro-verde.  Quando questionado sobre um jogo inesquecível, Eduardo diz que foi o 7 a 2, contra o São Paulo no Pacaembu.

O vendedor de auto peças, afirma que o melhor presente para Lusa será o título da Série B e que ele já está pronto para comemorar junto com seus fiéis amigos lusitanos.

Eduardo Elias dos Santos, Vendedor de Auto Peças

LUSA campeã da Série B 2011 e volta à primeira divisão mais forte do que nunca !!!

“Muitas vezes já me perguntaram: Por que a Portuguesa? .... Aqueles que não torcem para a Portuguesa sempre nos perguntam isso. Mas eu não tenho uma resposta. É inexplicável! Apenas quem tem esse amor pela LUSA consegue entender o sentimento que pulsa em cada um de nós”, explica o administrador Artur Vieira.

O lusitano conta que presenciou diversos jogos da rubro-ver, mas destaca a partida contra a Inter de Limeira com gol do Dener nos minutos finais. “Lembro também da final da Copa São Paulo,  4 x 0 sobre o Grêmio e a goleada diante o SPFC, por 7 a 2, debaixo de muita chuva”, conta o administrador.

Para um futuro ainda mais brilhante, o presente que gostaria de dar para Lusa é: “Uma administração profissional, com balanços publicados, transparência em todas negociações de venda de jogadores. Sei que é utopia, mas não custa nada sonhar. Mas já me contento com a manutenção da Campanha da LUSA e a conquista do título da série B.”

Artur Vieira, Administrador de Empresas

Guardiola confessa "a Portuguesa é favorita"

Essa é a manchete que o Engenheiro Civil e responsável pelo Site da Lusa, Alberto Cardoso, deseja ver na véspera da final do Mundial Clubes.

Alberto conta que não teve outra escolha para torcer, a não ser a Portuguesa. “Era bebê quando ganhei a primeira camiseta da Lusa. Conforme cresci, meus padrinhos fizeram uma lavagem cerebral tão profunda que sou incapaz de me imaginar torcendo para outro clube.”

O jogo mais emocionante do Alberto foi  Portuguesa 1 x 0 Internacional de Limeira, em 1991. “Era uma partida de meio de semana à noite. Estava atrás do gol e testemunhei o Dener driblar meio time adversário. Foi o gol mais bonito a que assisti em um estádio,” conta o torcedor.

E de presente pelos 91 anos de amor e história, o engenheiro gostaria de presentear a Portuguesa com uma diretoria profissional.

Alberto Cardoso, Engenheiro civil e responsável pelo Site da Lusa


Parabéns, Portuguesa! Parabéns torcida!

(Recife, Praia de Boa Viagem.... Querem uma cerveja?) – Aproveito minhas últimas horas aqui em Pernambuco para comemorar a liderança da Série B, o Dia dos Pais (meu pai está em São Paulo: beijão, pai!) e o aniversário da minha querida Portuguesa.

Durante a semana fui atrás de datas, fatos e lembranças que ajudassem a descobrir quando foi o meu primeiro jogo da Portuguesa. Meus pais não lembram, eu não lembro e o ingresso mais antigo que achei na minha coleção foi de 1991.

Não descobrir a data do meu primeiro jogo, é como se o primeiro capítulo da minha vida tivesse sido apagado. Mas continuarei pesquisando e correndo atrás dessa informação. Meus pais dizem, que desde de pequena me levavam até o Canindé. O meu pai entrava no jogo e eu e minha mãe ficávamos no parquinho, onde hoje é o estacionamento. Mas antes de acabar a partida, os portões eram abertos e minha mãe entrava comigo no Estádio e assim eu assistia os minutos finais da partida. Um belo dia eu quis assistir o jogo inteiro...E esse foi o primeiro passo para aumentar a minha paixão pela Lusa.

Não escolhi a Lusa, ela me escolheu! E tenho o maior orgulho de fazer parte dessa torcida, que com certeza é a mais diferenciada e apaixonada que existe.

Nenhuma outra torcida consegue entender o sentimento e o amor de um lusitano. E para falar a verdade não faço questão nenhuma de gastar meu tempo explicando para a torcida adversária. Eles não entenderão. Eles nunca serão.

Hoje, aniversário da Portuguesa, vou publicar depoimentos dos torcedores que frequentam a arquibancada, que vestem a camisa e que estão lá no Canindé independente do clima, campeonato e classificação. Esses sim, são os ilustres torcedores da Portuguesa e que fazem a história do clube.
Gostaria de agradecer todos aqueles que colaboraram com o blog e quem quiser contar a sua história de amor pela Lusa, envie para botecodalusa@gmail.com que tenho o maior prazer de publicar durante a semana.

Não tem como negar, a nossa torcida é a mais linda e querida de todas!!! Só temos a comemorar!!!! Parabéns, Portuguesa! E principalmente: Parabéns a torcida da Portuguesa!!! 91 anos de uma história linda e de muito SUCESSO. Torcer para times que ganham títulos e disputam finais sempre, é fácil. Torcer para a Associação Portuguesa de Desportos é amor puro, simples e sincero! Esse é o nosso diferencial!

Bom, vou para praia comemorar!!! Nós merecemos!!!  Faz 16 rodadas que estou comemorando o título da Série B. Exagerada????

(Post escrito na sexta-feira, antes de partir para Recife. A única certeza que tenho é que volto para São Paulo com a Lusa na liderança).

terça-feira, 9 de agosto de 2011

1,2,3 Zagallo é português!

O Velho Lobo não foi o melhor treinardor que passou pela Lusa. Mas sempre transmitiu um grande carisma e mostrou muito carinho pela Lusa.

Foi com o Zagallo que ganhamos do Corinthians por 4 a 2 e do Palmeiras, do Felipão, por 1 a 0...

Ok, também fomos goleados pelo União Barbarense em pleno Canindé, mas isso, é  melhor deixar pra lá.!!

Parabéns, Zagallo pelos 80 anos!!!!

Alguns momentos do treinador na Lusa:
Folha de S.Paulo - 05/04/99 - Após a vitória por 4 a 2 em cima do Corinthians
Lance! 05/04/99
Lance! - 05/04/99

Lance! - 03/05/99 - Após a vitória de 1 a 0 em cima do Palmeiras
Lance! 03/05

Lance! 20/09/99

domingo, 7 de agosto de 2011

Obrigada, maestro!

Quando a Lusa estava a um passo da terceira divisão, perguntaram para o maestro João Carlos Martins:

- Mesmo na terceira divisão você continuará torcendo para a Portuguesa?

O maestro respondeu o seguinte:

- Se um dia eu estiver de carro, andando pela Marginal Tietê e avistar um gramado com jogadores da Portuguesa, vou parar para assistir e gritar: Vamos Lusa!!! Esse é o meu time e sempre vou torcer e amar a Portuguesa.

E mais uma vez o maestro emocionou todas as pessoas que estavam no Salão Nobre da Portuguesa, no evento realizado para homenageá-lo, junto com Gil Gomes e o comerciante Fernando Esquerdo.

A história do maestro João Carlos Martins é uma lição de vida e o astral e a energia dele é contagiante.

Na noite de sábado, 06 de agosto, o maestro me emocionou por diversas vezes, com sua orquestra, com sua energia, com suas histórias, etc...  É um orgulho ter o João Carlos Martins como embaixador da Portuguesa.

Já quase no final do evento, timidamente fui até ele e disse: Obrigada, maestro por representar tão bem a minha querida Lusa. Obrigada!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Quero uma Kombi

Cansei de ouvir falar que a torcida da Portuguesa cabe dentro de uma Kombi, que a torcida da Portuguesa não existia. Cansei de ouvir perguntas assim: Vai de Kombi para o jogo? Quantas Kombi´s lotam o Canindé??

Sempre sonhei com uma Kombi. No dia que vi o grande treinador Jorginho indo embora de Kombi, delirei.

Com a Kombi, vamos provar que a torcida da Lusa é muito maior do pensam. Já imaginou uma Kombi cheia de torcedores da Lusa parando a Avenida Paulista?

O povo sonho com carros do ano, carro zero e potente! Eu só sonho com uma Kombi para poder levar todos os meus amigos para o Canindé.

Mas infelizmente, ainda não tenho dinheiro para comprar a Kombi... Quero a Kombi para fechar a Paulista e comemorar o título. Por isso, amigos, ajudem e colaborem com qualquer quantia na Vakinhas que eu e amigos do MR-19 estamos fazendo para comprar a Kombi.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Isso não me sai da cabeça



BarceLusa X Goleiro Fivelinha

Portuguesa 2 X 0 Criciúma - Os gols da partida.

Portuguesa bate Criciúma e dispara na liderança

Por Uol Esporte

Uma noite para Jorginho ser exaltado. Depois de um primeiro tempo sem gols no estádio do Canindé, nesta terça-feira, o técnico rubro-verde se deu bem nas alterações e viu dois jogadores que iniciaram o jogo no banco de reservas (Ananias e o estreante Boquita) marcarem os gols que garantiram a vitória de 2 a 0 da Portuguesa sobre o Criciúma, pela 15ª rodada da Série B.

Independente de não ter dado show, como fez em algumas partidas desta Série B, a Portuguesa deixou o campo totalmente satisfeita com o resultado. Com os três pontos, a equipe de Jorginho chega aos 33, abre sete de diferença para a vice-líder Ponte Preta e joga a responsabilidade para os campineiros, que ainda visitam o Americana.

O Criciúma, por sua vez, perde a chance de entrar no G-4, continua na quinta colocação (com 23 pontos) da tabela e ainda pode perder algumas posições com a disputa dos outros sete jogos que ainda serão realizados na rodada.

Na etapa inicial, o melhor ataque da competição parou na melhor defesa. A Portuguesa até conseguiu criar algumas oportunidades, mas ficou longe de pressionar o Criciúma. Teve maior posse de bola, porém tinha dificuldades para se aproximar com perigo ao gol de Andrey, enquanto o time visitante apostava nas jogadas de contra-ataque.

“Eles estão marcando e saindo com lançamento direto pro Schwenck, essa é a única jogada que eles mostraram até agora. Estamos conseguindo trabalhar a bola, mas precisamos tentar chegar mais pelo lado e com mais gente na área”, analisou Marco Antônio. Para tentar melhorar o time, Jorginho apostou em Ananias, que voltava de lesão.

A alteração não surtiu tanto efeito, tendo em vista que a equipe seguiu tendo dificuldades em criar chances de gol. Porém, brilhou a estrela do técnico Jorginho, já que logo aos 6min o meia-atacante Ananias aproveitou longo cruzamento de Luis Ricardo, contou com o vacilo da defesa do Criciúma e cabeceou no contrapé do goleiro Andrey, abrindo o placar no Canindé.

Aos 23min, Pirão chegou atrasado, recebeu o segundo amarelo e foi expulso de campo. Porém, como estava atrás no placar, a desvantagem numérica não interferiu na ofensividade do Criciúma, que continuou em busca do gol. Porém, em rápido contra-ataque, Edno serviu Boquita com belo cruzamento e o estreante da noite, também de cabeça, selou a vitória rubro-verde.


VAIAS AO GOLEIRO ANDREY
A torcida presente no estádio do Canindé não deixou o goleiro Andrey em paz nesta terça-feira. O jogador, que passou pela Portuguesa em 2010, foi vaiado durante boa parte do jogo, e respondeu aos aficionados rubro-verdes nos microfones. “Infelizmente eles querem meu insucesso. Mas Deus está me honrando, me abriu a porta de um clube com grande torcida, que ganha títulos. Nunca faltei com respeito. O torcedor faz o show deles e eu faço o meu”, provocou.

Uma coisa te digo....

Uma amigo me disse: Uma coisa te digo...

Vamos subir LUSAAAA!