quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A oportunidade

Foto: Léo Pinheiro 
Ponte na final da Sulamericana. Flamengo campeão da Copa do Brasil. E a Portuguesa? Luta contra o rebaixamento.

Não acho que um título substitui o rebaixamento, como é o caso da Ponte Preta. Mas um título é um título. Um título Sulamericano, apesar da zona da Conmenbol, é um título internacional e é muito bacana. Quem não quer um título internacional? Uma vaga na Libertadores?

A Lusa foi eliminada da Copa do Brasil pelo grande e tradicional Naviraiense. Foi para Sulamericana e abriu mão da competição para realizar um bom campeonato nacional e não cair de divisão. Mas apenas continuou a já conhecida batalha contra o rebaixamento. E a duas rodadas para terminar o Campeonato, não temos nada definido.

Será que optar pelo Brasileiro foi uma escolha tão certa assim?

Se ficarmos na Série A, que é o que tudo indica, já é um ponto positivo. Mas um título da Copa do Brasil ou da Sulamericana não seria muito, muito legal? Eu já morreria de felicidade vendo a Lusa em uma final.

Não sei se a Lusa fez a coisa mais certa optando pelo Brasileiro, mas algumas oportunidades na vida, são únicas. A Ponte Preta foi lá e aproveito a oportunidade da Sulamericana e está vivendo um dos momentos de maiores glórias da história do clube. E se perguntar para algum torcer da Ponte sobre o rebaixamento, eles não se importam, estão em êxtase com o time na final.

Domingo, a Ponte Preta entra com o time reserva para pegar a Lusa. É a oportunidade da Portuguesa escapar do rebaixamento e mostrar que fez a escolha certa.

Vencer os reservas da Ponte Preta. Esta é a sua oportunidade, Portuguesa!

domingo, 24 de novembro de 2013

Até o último minuto da última rodada

"Faz logo outro gol"  disse Julio Batista, do Cruzeiro, para Cris do Vasco. E de lá pra cá fica ainda mais difícil acreditar em um futebol com bom senso.

Sei que a "mala branca" existe. E também sei que se a Lusa, com dois pontos a mais, teria recebido uma mala branca para vencer o Bahia.

Sei que a Lusa está nesta situação, beirando a queda,  por incompetência, má administração, temporada Pimenta, falta de pagamento, erros de arbitragem, falta de ânimo etc.

Vários fatores deixam a Lusa bem próxima da Série B, mas ver que meu time será ainda mais empurrado para baixo porque não tem torcida, não tem força na CBF ou porque simplesmente não querem meu time na Série A, é triste.

Triste igual a partida Bahia e Portuguesa. Os jogadores entraram em campo sem a mínima vontade de ganhar. Eu, em casa, sem a mínima paciência para aquela enrolação e falta de comprometimento da equipe lusitana.

A Lusa perdeu para o Bahia devido um erro ridículo do Willian Arão e agora vai correr atrás do prejuízo nas últimas duas rodadas.

Se não for assim, não tem graça, Portuguesa! E sofreremos até o último minuto da última rodada. Contra tudo e todos.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Alívio


Receita para a felicidade: Vencer

Lusa ganha. Lusa vence. Lusa conquista os três pontos. Este foi o mantra do dia. Passei o dia repetindo que a Lusa venceria o Atlético-MG. (Deu certo. Vou repetir a fórmula nas próximas rodadas. Repitam comigo: Lusa ganha. Lusa vence. Lusa conquista os três pontos.)

Os resultados de Criciúma e Fluminense me deixaram preocupada com a situação da Portuguesa. Sobrou para a Lusa apenas uma opção: Vencer.

O domingo não era dos mais animadores. Fazia frio e ameaça garoar a qualquer momento. A melhor opção era ficar em casa me esconder debaixo das cobertas, preparar uma pipoca e assistir o jogo da Lusa no PFC.

Mas na TV, o Fluminense empatava com o São Paulo e o meu desespero só aumentou. Não iria conseguir ver a Lusa pela TV e parti para o Canindé. Eu assistindo jogos da Lusa, no Canindé, pela TV? Só em situação extraordinárias. E a preguiça não era uma destas situações.

O Canindé é praticamente a minha casa. Só o ambiente já me deixa mais animada.

Fiz uma boa troca. Ficar no sofá seria a maior tortura de todos os tempos.

Após os gols, o domingo cinzento, tanto no céu, quanto no uniforme da Portuguesa, foi substituído pelo verde e vermelho e a alegria da arquibancada.

Dois gols lusitanos acabaram com o meu desânimo e alegraram o meu fim de domingo. A vitória diante do Atlético-MG me fez respirar. Como é bom ficar um pouco mais distante da Série B.

Poucas coisas nesta vida, me fazem tão bem quanto uma vitória da Lusa. A vitória é a receita para a minha felicidade.

Outro dia eu disse por aí, que não dava para ser feliz torcendo pela Portuguesa. Eu menti. Dá para ser muito feliz sim.

Agora, só mais uma vitória, Lusa, querida...


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Passo a passo


Não me faça torcer pelo Curintias!

Foto: Léo Pinheiro
45 minutos do segundo tempo, o árbitro ainda não tinha apitado o fim da partida. No placar 0 a 0. O Coritiba iria bater o escanteio. Olhei para o relógio, estava atrasada para uma festa. Festa daquelas que só acontece uma vez por ano.

Corri para a saída, o Coritiba bateu o escanteio, o juiz iria dar mais seis minutos de acréscimo. Fui embora com uma dor no coração de não ver os minutos finais do jogo. No carro ainda tinha a esperança da vitória, mas terminou 0 a 0.

“Pelo menos não perdemos”, lamentou meu pai. Meu vó reclamava de tudo, da falta do Luis Ricardo, do juiz que não marcou as faltas para a Lusa, da falta de sorte dos atacantes lusitanos e até do título dividido de 73. Eu reclamava que estava com pressa e que jogo às 19h30, de sábado, é um crime para quem pretende sair.

Mas nós três fomos unânimes: Torcer pelo Corinthians, jamais! Ficou pré-estabelecido que nossa torcida seria contra o Fluminense e Vasco. E que é um sacrifício grande demais torcer para dois times que odiamos só por que a Portuguesa foi incompetente e não conseguiu vencer o Coritiba e os jogos anteriores.

Não é justo eu ter que torcer para um time que eu odeio. A Portuguesa tem que entender e fazer a parte dela sem precisar de ajuda de ninguém.

A Portuguesa tem que entender que ganhar do Corinthians é legal e mais legal ainda quando é de 4 a 0 e torcer para ele vencer qualquer outro adversário não é legal. E isto vale para Santos, São Paulo, Palmeiras e qualquer outro time.

A Portuguesa precisa entender que depender do outro não é legal nunca. E esta é a lei da vida para as pessoas, no futebol e para tudo. Seja independente, porque nem sempre vai ter alguém para dar uma mãozinha amiga. É aquela coisa, se quer bem feito, faça você. Mas a Portuguesa segue a cartilha do “deixa para a próxima rodada ou para os adversários”.

No dia seguinte, fui para a maratona futebolística de domingo com a calculadora na mão. Vi o jogo da Ponte Preta, depois o Santos. A vitória parecia fácil para o time da baixada, mas surpreendentemente, com a força da torcida, o Vasco conseguiu empatar o jogo. No outro canal, pênalti para o Corinthians. Pato bateu e acertou. Enfim... acertou o pênalti que precisava e na hora que precisava.

É difícil comemorar o gol do Corinthians. Mas neste caso eu ri. Ri porque beneficiou a Portuguesa, mas principalmente porque colocou o Fluminense na zona de rebaixamento. E o Fluflu é o time que mais merece cair para a B ou até mesmo direto para a C. O Fluminense tem um dívida na Série B e parece que chegou a hora de pagar. E se sobrar uma grana, pode pagar a fatura do meu cartão de crédito.

Mas vamos voltar para a nossa realidade rubro-verde: A Portuguesa está caminhando para o fim do campeonato sendo a Portuguesa de sempre. Aquela que mata meia dúzia de torcedores por rodada e que só vai decidir a permanência ou a queda na última rodada.

E eu peço encarecidamente para a Portuguesa fazer a parte dela porque eu não pretendo torcer para o Corinthians (ou qualquer outro time) nas próximas rodadas.

sábado, 2 de novembro de 2013

Lembranças do Morumbi

Para chegar na nossa entrada do Morumbi pega a Giovanni Gronchi, sobe a rua, que é logo ali.
É a mesma entrada de 73? Vô, eu não estava viva em 73, mas é a mesma entrada do jogo do Campeonato Paulista.

Lembra quando viemos ver Brasil e Argentina aqui? Dois mil e quanto?  Não sei, o Brasil ganhou. 3 a 1, não foi? O primeiro gol foi do Alex. O Brasil tinha o Vampeta e o Luxemburgo era o treinador. Acho que foi o jogo mais lotado da minha vida.

Tem um ingresso sobrando aí? Não. Também não. O vô entra de graça é a história viva da Portuguesa, disse um rapaz passando. E lá vai o vô contar sobre a inauguração do Morumbi e a tal entrada que ele se referiu em 73.

Lembra do jogo do Castrilli, a torcida da Lusa ficou no mesmo lugar, mas os corredores eram lotados de corinthianos. Eu lembro, na saí revoltada, chorando e xingando todo mundo. Nem me importava com a multidão de gambás ao meu redor.

Lembra qual foi a última vitória da Lusa no Morumbi. Foi em um Campeonato Paulista, 3 a 1, eu acho. Primeiro jogo do Campeonato, 2009 ou 2010?

Lembro que as últimas vezes que estive aqui. A Lusa só perdeu.

Gol do São Paulo.

Gol da Lusa. Quem fez?

Luis Ricardo?!

Quem é Marcelinho???

Olha o Lauro fazendo cagada. PQP, Lauro! Nãoooo!

Lembra da última vitória da Lusa no Campeonato?

Lembro que a Lusa está próxima a zona de rebaixamento.

Avisa os jogadores que eles precisam ganhar a próxima partida.

Lembra o presidente de pagar os jogadores...