sábado, 30 de outubro de 2010

Para os jogadores da Portuguesa

A/C de TODOS os jogadores da Associação Portuguesa de Desportos,

Bom dia, jogadores!

Não vou citar nome por nome, mas a carta é para todos, sem exceção de reservas ou titulares, também pode incluir a comissão técnica e até o Vadão, que foi mandado embora, mas que colaborou com o vexame que é a Portuguesa na série B de 2010.

O bom dia, que escrevi acima, foi apenas para ser educada, afinal, bom dia é só para vocês que estão com os salários em dia, vão para o Canindé treinar e às vezes ganham alguma partida. Mas para nós, torcedores da Lusa, faz tempo que não temos um “bom dia”.

Imaginem só: Fiquei horrorizada com a derrota diante do Duque de Caxias. Onde já se viu a minha Lusa perder do Duque? Mas o tempo passou e eu superei a derrota e resolvi dar mais uma chance para vocês e fui para o Canindé e sabe o que aconteceu? A Portuguesa perdeu do América-RN.

Respeito os dois adversários, todos tem sua tradição, sua história, mas a Lusa é maior do que qualquer clube.  Uma derrota diante do último colocado no campeonato é traumática.

Estou usando essas duas derrotas, só como exemplo, porque qualquer ponto perdido é um desastre, mas acho que você não conseguem entender. Aliás, vocês torcem para algum time? Já frequentaram a arquibancada? Já sentiram a emoção de fazer parte de uma torcida?

Acho que não.  Vocês não entendem de paixão e não estão nem aí para a Lusa, a minha querida Portuguesa.

Ah, vou confessar que sempre que perdoei as derrotas da Portuguesa e retornei para o Canindé, eu não perdoei vocês, mas sim meu clube, meu time e as cores da minha camisa. Porque a minha Lusa merece respeito e vocês ainda não manifestaram nenhum tipo respeito por ela.

Vocês vão passar, são só mais 11, 22 jogadores, o número não importa, vocês estão de passagem pela Portuguesa e poucos vão deixar saudades. Uma pena! Porque vocês poderiam entrar para a história e virar um digno jogador lusitano, mas optaram por ser mais um no meio de tantos que saíram e ficaram no anonimato.

Tenho saudades do Rodrigo Fabri, Diogo, César, Emerson, Caio, Capitão, Paulinho Mclaren, Dener, Evair, etc... Tenho saudades até daqueles que nunca vi jogar, mas sei histórias incríveis sobre o Enéias, Djalma Santos, Julinho Botelho, etc... Vocês acham mesmo que vou sentir saudades de vocês?

Acho que vocês não sabem, mas a Portuguesa completou 90 anos e nós torcedores comemoramos e esperávamos de vocês uma vitória, mas nem este presente vocês deram para o clube. Vocês sequer sabem da história da Lusa e eu já deveria imaginar que não dá para esperar muita coisa de vocês.

Como vocês conseguem dormir com a cabeça tranquila sabendo que a Lusa não vai retornar para a série A?

Vocês fazem parte da equipe que eu mais criei expectativa, que eu confiei e tinha como certo que a Lusa iria retornar para a elite do futebol, mas enganei, assim como vocês me enganam quando ganham uma partida.

Aprendi que não posso esperar nada de vocês...

Mas se tiverem um pouquinho de brio, joguem para vencer, mostrem raça, determinação... Provem que são competentes, porque até agora não mostraram nada dentro de campo.

Não vou me despedir, porque ainda tem sete rodadas pela frente e vocês são os responsáveis pelo sucesso ou fracasso da Portuguesa. Em breve, voltamos a conversar.

Post para Os Geraldinos. 

Nenhum comentário: