terça-feira, 30 de outubro de 2012

Eu e o Olímpico

Fim de férias. Passei pelas sedes do Peñarol, Nacional, Boca Juniors, River Plate, Grêmio e Internacional. Vi tantas taças de Libertadores que enjoei. Sou mais feliz com a minha da Série B.

Vi as taças dos acessos do River e do Grêmio, tão importantes quanto às da Libertadores e Mundiais. Também assisti a dois jogos no Uruguai. Me encantei com o Nacional e me arrepiei com a torcida do Peñarol no estádio Centenário. É uma coisa mágica, indescritível. Quem gosta de torcidas deve assistir ao jogo do Peñarol.

Mas o mais importante: me diverti muito.

Morri de saudades da Portuguesa. Acompanhei cada segundo do jogo do Flamengo como se eu tivesse no Canindé e sofri muito com os últimos resultados da Portuguesa.Mas caminhamos para mais uma Série A...

Poderia escrever sobre o prazer que tive assistindo ao jogo do Nacional, no Gran Parque Central, ou sobre a emoção em estar na Tribuna Amsterdã, no meio da Organizada do Peñarol. Também poderia falar sobre os museus, o do River é mil vezes mais legal do que o do Boca, só que não está no circuito turístico de Buenos Aires.

 Mas o momento que minhas pernas tremeram foi quando avistei o estádio do Grêmio.

Nunca gostei do Grêmio e cada dia gosto menos, mas tive a curiosidade de conhecer o Olímpico. Faz parte da minha história e da Portuguesa. Não estive lá em 1996, mas o meu coração estava na arquibancada do Olímpico.

Quando dei de cara com o estádio, passou um filme na minha cabeça. Toda a emoção que senti em 1996, contra o Cruzeiro, o Atlético-MG e o Grêmio. Na época, com 13 anos de idade, mandei fazer bandeiras, comprei rojões e comemorei muito cada passagem até a final.

Chegamos na final, mas o difícil foi chegar ao Morumbi no dia do jogo. A cidade de São Paulo parou por causa da chuva. Enfrentamos o trânsito e chegamos ao Morumbi. Saí de lá com 2 a 0 e a certeza de que o time retranqueiro do Scolari e Cia. jamais faria dois gols na Lusa.

Eles fizeram. Lusa vice-campeã brasileira. Comemorei como se tivesse sido campeã. Pra mim, ela foi campeã. Hoje fui lá, lembrei de cada lance do jogo e daquele gol no finalzinho da partida. Chorei. 1996 foi especial, não só pela Lusa, mas por motivos particulares.

O Olímpico tinha uma dívida comigo, eu acertei hoje com ele. O estádio será destruído, mas ficará a lembrança do dia em que a Lusa perdeu o título Brasileiro nos minutos finais da partida.



3 comentários:

Rogério Magalhães disse...

A primeira vez que tive no Olímpico foi assim também, com o estádio vazio. Quatro anos depois daquela final, era época do Natal, visitava amigos, fui conhecer os dois estádios. Mas no Olímpico, assim que subi a escada e cheguei na arquibancada, dei de cara com aquele gol do lado esquerdo das transmissões de tv. Na hora, parecia que abriu uma tela e vi o César cortando errado a bola e o Ailton desgraçado acertando aquele balaço improvável. Trauma. Voltei em 2005, na série B, mas sensação ruim não atacou. Mas que derrubem logo o Olímpico, botem no chão esse local que me deixa triste só de lembrar um ano tão ótimo da Lusa.

Anônimo disse...

Não fui ainda no Olimpico, nem sei se vou mais meu sentimento será o mesmo de voçes, quando vezes me perguntei porque Cezar foi rebater essa bola para o meio em vez de joga-la bem longe dali, mais fazer o que já se foi, quem sabe numa proxima vez com o Gremio ou com qualquer outro a sorte poderá estar do nosso lado LUSA sempre LUSA. Abraços a todos.

Anônimo disse...

Visão de um gremista: Eu estava em 1996 atrás dessa goleira que nós chamamos de "gol da cascatinha" porque a goleira dá pros fundos da Avenida Cascatinha, foi um jogaço muito mais empolgante que a final da libertadores de 1995, duas equipes tradicionais e fortes, o Grêmio jogando o de sempre: retranqueiro, catimbeiro, raçudo, é por isso que nos chamam de "alma castelhana" em plena Porto Alegre. Já a Portuguesa um gentleman, toque fino, pura habilidade, estilo europeu grandes jogadores como o Rodrigo Fabri que brilharia mais tarde também aqui no Grêmio. Mas acho que acima de tudo naquele jogo da volta não foi o futebol que nos fez campeão, foi a "sorte" de achar um gol no fim do jogo e a competência do Felipão de optar pelo Ailton, assim como anos depois ele optou pelo Ronaldo considerado ex-jogador por muitos na copa...Enfim acho que todo torcedor da Lusa deve ter orgulho da sua equipe naquela época que se jogasse hoje daria um pau no Flu e no Galo, é com muito pesar que nos despedimos do Olímpico tão importante pra nós como o Canindé é pra vocês, vêm uma arena novinha estilo europeu bláblá, mas se vai a parte de uma história momentos inesquecíveis ao lado de amigos, familiares naquele campo. Era o desejo de muitos aqui a reforma do estádio como está sendo no Beira Rio, mas por razões extremamente lucrativas pra alguns(minoria) toda essa história vai pros ares e quem pisar na futura arena vai ter de pagar muito caro pra assistir um jogo. Bom depois de tudo isso ficou a minha admiração pelo Portuguesa uma paixão que nasceu com uma derrota e uma alegria ao contrário de muitos torcedores da Portuguesa que odeiam o Grêmio e tem motivos de sobra pra isso eu entendo; surgiu um que apoia a Lusa mesmo de longe aqui em PoA que quando veste a camisa da Lusa no domingo e sai pra passear é muitas vezes confundido com um turista paulista e que quando encontrou o Zé Roberto num shopping vestindo a camisa da Portuguesa fui recepcionado com um belo sorriso por ele e ainda me perguntou onde eu morava em São Paulo! Ficou surpreso em ouvir a minha história e me disse ser muito apaixonado pelo Portuguesa logo não posso mais lavar a camisa pois tá lá o autógrafo do homem... Acredito ser o único aqui, fora algum paulista lusitano perdido por aqui.
Abracem, valorizem o Canindé, se for necessário uma reforma, mas nunca jamais o destruam e que os "deuses do futebol" tragam muitas alegrias, glórias, vitórias para a Fabulosa.
Emerson Poa, nascido gremista mas morrerei como Lusitano. Ah em breve saiu meu blog: "Guarda Imperial" da torcida da Portuguesa do sul, espero com isso ajudar a divulgar o clube e essa paixão sentinela.
Abraços!!