quinta-feira, 9 de abril de 2015

Reage, Portuguesa!

Demorei um Campeonato Paulista para escrever. Esperei um Campeonato Paulista para comprar minha passagem e assistir um jogo no Canindé. Paguei todas as mensalidades do sócio-torcedor. Esperei 15 rodadas para perguntar: Que merda é essa, Portuguesa?

Longe da equipe, longe do Canindé, longe de São Paulo, longe da região Sudeste, no centro do Brasil, sentada no sofá de casa, em uma quadra qualquer da Asa Norte, esperei por gols da Lusa, esperei também para comemorar as vitórias da Portuguesa.

Nada aconteceu.

E sozinha, ali sentada no meu sofá cinza, com a camisa rubro-verde, na frente da TV, ao lado da pequena bandeira lusitana enfeitando a estante, chorei sozinha o sétimo rebaixamento da Lusa.

Não foi uma surpresa. Uma queda anunciada no Paulista do ano passado, quando escapamos por pouco. Mas não escapamos da queda para a Série C .

Hoje, a Portuguesa, aquele que eu afirmo que não é grande, mas que é gigante, se tornou um time de segunda, de terceira... Não é mais aquele time que aprendi a amar e admirar.

Eu vivi os melhores anos da Portuguesa na década de 90. Ela ganhava de todo mundo, não tinha adversário pra ela. Ela passava o trator, aquele que está enterrado no decadente e querido Canindé, no Palmeiras, Corinthians, Vasco, Flamengo, Cruzeiro etc... todos sofreram nas mãos na minha Lusa. Eu vi a Portuguesa ganhar de todos.

A gigante Portuguesa tirou pontos do grandes, desclassificou os times de massa e eu, desfilava pelas ruas da Vila Mariana, toda orgulhosa com minha camisa rubro-verde. A Portuguesa nem precisou ser campeã para eu ser a torcera mais feliz e orgulhosa da década.

E hoje, dia seguinte do sétimo rebaixamento, em apenas treze anos, só me resta lamentar por presenciar a pior fase da história da Portuguesa.

E daqui pra frente, me resta acreditar que depois da queda vem o recomeço. E já passou da hora de renascer, né Lusa! Aproveite esta fase péssima, levanta a cabeça e começa do zero.  Se for para melhor, eu e toda a torcida do bem estaremos sempre ao seu lado, independente da divisão.

Chegou a hora, Lusa! Reage, Portuguesa!

Um comentário:

Esequias Pierre Filho disse...

É uma situação realmente terrível a que a Lusa esta colocada a torcida não perde a esperança de vê-la novamente forte e ocupando o espaço que sempre foi dela, já esperamos essa recuperação faz um tempo, mas as mudanças precisam vir de dentro do clube e de fora também, não dá para esperar que as coisas ocorram de maneira diferente se a mesma coisa é sempre feita. O Santinha viveu e ainda vive seus dramas, mas vai se recuperando pouco a pouco, leva tempo, mas é possível. Estou torcendo.