segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Quais foram as lições do Brasileirão 09?

Enfim, depois de sete meses acabou o Campeonato Brasileiro e considere esse “enfim” como se fosse um “ufaa” ou “ainda bem”.

Se as últimas duas rodadas foram emocionantes para quem não estava envolvido com nenhum clube que disputava o título ou rebaixamento imagina para quem estava.

Eu estava ali, do outro lado, analisando friamente o que acontecia! Minha torcida era contra alguns times que iriam cair para a série B que, provavelmente, vão jogar com a Lusa o ano que vem. (Eu tenho esperança que o Guarani seja punido e que a Lusa dê a volta por cima).

O Fluminense deu o verdadeiro exemplo de superação e se tivesse mais um turno certamente seria candidato ao título.

O Botafogo deu sorte de pegar na última rodada um Palmeiras fraco e desgastado.

E o Coritiba?

O que falar daquela torcida linda que fazia uma festa brilhante antes do jogo e depois foi literalmente para guerra estragando sua imagem, acabando com o verdadeiro espírito do futebol. O que falar de pessoas que não são fanáticas, são burras e ignorantes e que esquecem que futebol é esporte, paixão, entretenimento, diversão e só! Não pode ser levado tão a sério. É gostoso tirar sarro do time adversário, mas só, partir para agressão não importa o motivo é desprezível e lamentável!

Santo André, Náutico e Sport já tinham carimbado o passaporte para a série B nas rodadas anteriores e estavam a treinando para pegar o único time “grande” da B, minha Lusa.

E a disputada pelo título??

O Internacional sentiu a emoção, quase colocou a faixa, mas não dá para confiar no maior adversário do time gaúcho. Estava claro que o Grêmio não ajudaria o Colorado. O título era do Flamengo, desde a rodada anterior. Alguém sonhou que o Internacional seria campeão?

Apesar das emocionantes rodadas, sinto que falou alguma coisa no Brasileirão. Talvez o espírito do futebol. O tesão do futebol está se perdendo por conta dos interesses extra-campo, não existe mais o futebol pelo futebol. E acreditar que talvez um dia isso volte é utópico! O dinheiro está acima de tudo e goleia o futebol puro, inocente e sem interesse!

Defendo o sistema de pontos corridos, mas até que ponto vale a pena entregar o jogo para prejudicar um rival? E a honra? A história? E a credibilidade?

Sair por aí dizendo que o Grêmio entregou o jogo e que o Santos deu a vaga da Libertadores para o Cruzeiro chega a ser uma mentira se analisarmos todas as 38 rodadas.

Foi campeão o time que teve mais pontos durante 38 rodadas e quem ficou para trás foi por pura incompetência. Não esqueça das derrotas bobas, dos gols perdidos, da má administração, os empates em casa e dos frangos. Seu time não ganhou o título por causa disso, não por causa de time A, B ou C... Culpar o time alheio pelo insucesso é muito fácil!

O Flamengo merece esse título? O Andrade, sim e os demais jogadores? Algum outro time merecia esse título? Pontos corridos é a melhor forma para definir o campeão? Existe uma outra maneira que seja justa?

O Brasileirão de 2009 dá adeus mostrando que o sistema de pontos corridos é legal, mas deixa algumas dúvidas, vários times quase colocaram a faixa de campeão, mas caíram por incapacidade, a torcida fez a festa, mas também foi a grande vergonha e que torcidas desorganizadas devem ser punidas!!!

Coritiba, Santo André, Náutico e Sport nos encontramos em um campeonato mais emocionante, a série B! Futebol só tem graça com a Lusa em campo, o resto é resto...

Nenhum comentário: