domingo, 8 de abril de 2012

A Surpreendente Campanha da Portuguesa

Faz tempo que tenho esse texto na cabeça, mas estava desanimada e com preguiça de escrever. Também esperava pelo momento certo. Hoje, talvez seja o momento certo...

Sábado, voltei do jogo desconsolada, triste, desiludida e principalmente DECEPCIONADA. Minha vontade era de chorar, confesso que algumas lágrimas caíram no trajeto até a minha casa. No carro, conversamos sobre o futuro da Lusa, mas é difícil acreditar em um futuro promissor. Tudo tão diferente do final do ano, em que voltávamos para casa acreditando que a Portuguesa era o melhor time do Brasil.

Em janeiro, a Lusa era uma das favoritas ao título do Paulista. Tinha feito uma bela campanha, o time estava redondinho e o Jorginho era a grande promessa como treinador. Ele chegou a afirma em algumas entrevistas que era tão bom ou melhor que Muricy, Felipão e companhia. Eu acreditei.

Primeiro jogo do ano. Amistoso valendo a Taça Socrátes no Pacaembu. Lusa e Corinthians se enfrentaram no jogo da troca de faixas. A Lusa jogou bem, carimbamos a faixa dos Gambás. Este jogo que me deixou ainda mais confiante. Acreditei que a Taça Socrátes era o começo de uma bela campanha da equipe rubro-verde. Hoje, supersticiosa do jeito que sou, afirmo: Devolvam a Taça Socrátes, a Vicente Matheus e o sapo para o Corinthians.

Dias depois a Lusa estreou no Campeonato contra o Paulista, no Canindé, e a grande futura sensação do Campeonato perde a invencibilidade de não sei quantos jogos. Mas acreditei que tinha sido apenas um acidente. Todo time perde e uma hora a Lusa também perderia.

E depois empatamos com o Palmeiras, ganhamos do Guaratinguetá, empatamos com o Bragantino e Ituano, perdemos do Guarani, ganhamos bem do Botafogo e do XV de Piracicaba e gritamos: “A Barcelusa voltou!”. No dia do meu aniversário perdemos do Corinthians, depois empatamos com o São Caetano, perdemos do Mogi Mirim, empatamos com a Catanduvense, perdemos do São Paulo e do fraco Oeste e a Barcelusa já não existia mais. Continuamos a nossa saga, mas não em busca de uma classificação, mas para ficar longe da zona de rebaixamento e ganhamos do rebaixado Comercial, perdemos ridiculamente da Ponte Preta e depois dos reservas do Santos e empatamos com o Linense. A equipe rubro-verde fracassou.

E como todos esperavam lá em janeiro, a Lusa foi realmente surpreendente. Surpreendeu todos, até mesmo os mais pessimistas. Quem imaginava a Portuguesa na A2?

A Lusa passa por um momento vergonhoso e ridículo. Hoje a Lusa tem 18 pontos e vai precisar ganhar do Mirassol para escapar do rebaixamento. Cair para a A2 será o maior desastre do mundo. É inaceitável que um time como a Portuguesa caia. E difícil é apontar todos os culpados.

Mas os maiores responsáveis por essa tragédia são as pessoas que contrataram esse péssimo elenco. E não podemos jogar a culpa em cima do Calaça e mais meia dúzia. O time é ruim, os jogadores não tem condições de serem titulares, a equipe é fraca, a culpa não é apenas do elenco mal formado. Quem contratou pode assinar o atestado de incompetência?

E para ser sincera, até senti pena do Calaça, o cara é péssimo, mas não tem condições técnicas e nem psicológicas de ser nosso goleiro titular. Sorry, Calaça! Espero que você também tenha dó de mim, também chorei de decepção quando você tomou o segundo gol contra o Linense.

A estrutura da Lusa se quebrou, a Barcelusa nunca existiu, foi uma fase de sorte, dificilmente vamos passar da próxima fase da Copa do Brasil e se eu fosse algum dirigente, manteria dois ou três do elenco atual e começaria do zero no Brasileiro. É preciso renascer das cinzas...

Enquanto isso, nós torcedores vamos passar mais dois jogos (Juventude e Mirassol) com dores de cabeça, insônia e ansiedade, à espera de um milagre.... E que esse milagre aconteça. Os maiores prejudicados dessa história, somos nós... Tudo que desejo é sorte (para nós torcedores e para o time), porque competência a equipe rubro-verde já provou que não tem.

Um comentário:

J. Wilson disse...

Querida Michele, faço minhas as suas palavras... em passado recente eu dizia que gente como você, o Flavinho Gomes e tantos outros jovens apaixonados pela Lusa deveriam se politizar e assumir os comandos dessa, outrora, tão gloriosa associação... infelizmente hoje, após mais de 50 anos acompanhando a Lusa sou convicto que o ideal é encerrar-se o futebol profissional e cessar tantas e tão seguidas humilhações... Da Lupa e Iaúca é dose pra mamute.