terça-feira, 13 de agosto de 2013

A lenda da criação da Portuguesa

Foto: Léo Pinheiro                                                              
Não existe palavra no mundo que expresse o amor que sinto por você. Mas creio que seja um feitiço. Não fui eu que escolhi, foi você que me escolheu. E os Deuses do futebol abençoaram nosso amor.

Quando os Deuses do futebol estavam confabulando sobre times e torcidas, chegaram à conclusão que haveria um clube rubro-verde que conquistaria o coração de muitos torcedores e estes seriam os mais fanáticos e apaixonados do planeta futebol. O Deus maior disse amém e criou em 14 de agosto de 1920 a Portuguesa.

Após a criação, os Deuses do futebol traçaram o destino da Lusa: Será o maior clube da história, não terá tantas glórias dentro de campo, será injustiçada, vai passar períodos de crises, mas com tantos pontos negativos, a Lusa seria recompensada com o que o futebol tem de melhor. Os Deuses do futebol decidiram que a maior riqueza da Portuguesa seria a torcida.

Os Deuses do futebol não se enganaram na criação da torcida e selecionaram a quantidade suficiente para alegrar e encantar o Canindé. Escolheram a dedo cada torcedor e o Deus responsável pela distribuição das torcidas disse para cada selecionado: Não importa se vai ganhar ou se vai perder, o importante é se divertir. Vai ser feliz com a Portuguesa. Ame as cores da Lusa que um dia você será recompensado.

Os Deuses do futebol conseguiram provar que o amor vai além de títulos, vitórias e glórias. Os Deuses do futebol mostraram que é possível amar um clube sem ele retribuir com títulos, mas retribuir com gestos.

As glórias da Portuguesa estão no dia a dia, nas emoções valendo três pontos, no gol de goleiro, nas lágrimas do título da Série B, no gol deixado para o último minuto, na contagem de pênaltis...

Os Deuses do futebol me mostraram o caminho até o Canindé. Um caminho sem volta. Amo a Lusa até morrer e se eu tiver outra vida, quero voltar torcedora da Portuguesa.

Amor maior não existe. É diferente. É inexplicável. Obrigada Deuses do futebol!

Obrigada, Portuguesa! Parabéns, Portuguesa!

93 anos de muitas glórias, suor e uma história linda... Preserve que o você tem de melhor, a torcida. E se os Deuses do futebol esquecerem de você, a torcida jamais esquecerá.

Seguiremos juntas, sempre! Vida longa, Portuguesa.

Parabéns, Lusa meu amor.


Um comentário:

Unknown disse...

Muito legal. Pronto, comentei. Agora comenta lá no Impedimento.