sábado, 20 de agosto de 2011

Em jogo sonolento, lanterna Duque arranca empate da líder Portuguesa


Por GLOBOESPORTE.COM

No duelo entre o líder e o lanterna da Série B, tudo igual em Volta Redonda. No Raulino Oliveira, Duque de Caxias e Portuguesa não balançaram a rede e empataram sem gols, em partida sonolenta e muito fraca tecnicamente.

Para a Lusa, mesmo jogando fora de casa, o empate significou a segunda partida seguida sem vitória. Nada preocupante, no entanto. Com uma boa vantagem acumulada ao longo do primeiro turno, a equipe segue líder da Série B, com 37 pontos, três a mais do que a Ponte Preta, segunda colocada.

O Duque de Caxias, por sua vez, segue em delicadíssima situação. Apesar de claramente apresentar um futebol mais competitivo desde a contratação do técnico Paulo Campos, ainda amarga a lanterna, com apenas nove pontos.

Na próxima rodada, o Duque de Caxias vai a Varginha, enfrentar o Boa Esporte, na sexta (26), às 20h30m, no Melão. A Lusa encara o Icasa, no sábado (27), às 16h20m, no Canindé.

Cadê os melhores momentos?

Ritmo lento, passes para o lado e nada de objetividade. Assim começou a partida. Com a obrigação de quem lidera o campeonato, a Portuguesa, pelo menos, tomou a iniciativa. Se não conseguia levar perigo ao adversário, controlava o o meio-campo. Edno, na armação, e Marcelo Cordeiro, caindo bem pela esquerda, eram os únicos focos de inspiração. O último passe, porém, esbarrava a todo momento na retranca do Duque armada pelo técnico Paulo Campos.

Curiosamente, apesar de todo o domínio territorial da Lusa, a melhor chance da primeira etapa foi criada pelo Caxias. Gilcimar dividiu com Weverton, e a bola sobrou limpa para Galvão marcar. O atacante até ensaiou uma comemoração, mas o árbitro assinalou falta no goleiro da Portuguesa.

Empate justo
Na volta do intervalo, o panorama foi parecido. A principal diferença foi um Duque de Caxias um pouco mais solto e ofensivo, o que significou mais espaço para a Lusa. Entretanto, em noite pouco inspirada, o time paulista quase não criou. Henrique, por duas vezes, foi quem chegou mais perto de balançar a rede, com uma cabeçada rente à trave e um chute por cima do gol.

Com a aproximação do fim do jogo, a Lusa tentou impor um ritmo mais acelerado e por muito pouco não abriu o placar em um chute de Ananias, que carimbou a trave. Em contra-ataque, nos minutos finais, o Duque de Caxias teve a chance de chegar à segunda vitória na Séire B em chute de fora da área de Gilcimar, defendido sem maiores dificuldades por Weverton. Muito pouco para quem buscava a vitória e, no fim, o empate sem gols foi mais do que merecido.

Nenhum comentário: