terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do Mundo: Eu não sei torcer para o Brasil...


Jogos da seleção brasileira me deixam irritada. E o motivo nem é o Dunga, Felipe Melo ou qualquer jogador que está na África do Sul.

Nunca venci um bolão, nunca comemorei um jogo na Paulista e nunca enchi a cara durante um jogo da canarinho. Minhas Copas sempre foram frustrantes, chatas e sem graça. Acho que fiquei traumatizada com 1998, a Copa que mais criei expectativas.

Brasileiro não sabe brincar e leva esse patriotismo muito a sério quando o assunto é Copa do Mundo. Eu tenho o privilégio de trabalhar perto da minha casa. Volto a pé do serviço para minha casa, não pego trânsito, ônibus lotado e nem metrô. Só enfrento os problemas dos buracos nas calçadas. Ontem eu voltei correndo para casa para assistir o jogo da Itália e tropecei diversas vezes, mas a culpa foi da bota e não da má conservação do espaço público.

Hoje saí às 14h do trabalho e voltei tranquilamente para casa observando as pessoas. A grande maioria com a camisa do Brasil ou algum acessório. Dentro dos carros os motoristas enfurecidos buzinavam, passavam os semáforos vermelhos, fechavam os cruzamentos e xingavam. Achei que estava próxima do fim do mundo, estilo aqueles filmes hollywoodianos, mas era apenas um jogo da seleção brasileira.

Se fosse dona de uma empresa, jamais liberaria meus funcionários para assistir o jogo. Colocaria um telão, fornecia a pipoca, cachorro quente e até a cerveja e aproveitaria o momento para uma confraternização focando um projeto para melhorar a cultura organizacional da empresa.  Poucos momentos na vida você pode soltar um “palavrão” na frente do seu chefe! Dá até para xingá-lo durante um chutão errado do Felipe Melo.

Tenho a impressão que a loucura do trânsito foi só para a galera se livrar dos chefes chatos, não é possível que tem tanta gente louca, obcecada e retardada pela seleção do Dunga. Calma, galera é só o primeiro jogo da Copa e não é a final! No mínimo tem mais dois jogos para o pessoal encher a cara, bater o carro e esquecer da escalação do Dunga.

Aí o jogo acaba, a festa não para nos botecos, nas praças com shows, festas, bandeiras, mas os problemas continuam dentro e fora de campo. Mas pouca coisa será comentada amanhã. Lembrarão do Kaká que não jogou bem, do Luiz Fabiano se esforçou, mas não conseguiu finalizar para gol e do gol do Maicon.

Grande parte dos brasileiros vão amanhecer de ressaca e o patriotismo será esquecido até o próximo jogo do Brasil. Amo Copa do Mundo, mas desde de 1998 não consigo entrar no clima da seleção brasileira. Tento gostar, achar um motivo, uma inspiração e até uma explicação para me encantar com o Brasil na Copa, mas não consigo. Não vou torcer contra a seleção, mas também não vou torcer contra a Argentina, que tem um futebol que me agrada mais que da seleção nacional...

A verdade é que futebol só é interessante com paixão e o único time que me encanta é a Portuguesa. Futebol eu aprendi a gostar na arquibancada, a gritar atrás do alambrado, vestir a camisa e cantar pelo meu time. E o melhor é que não pego trânsito e nem filas. Assistir seleção brasileira pela TV é muito chato, conto os dias para o fim dessa broxante Copa do Mundo. Só uma goleada até agora? Que coisa chata... Série B é mais emocionante.

Preciso de um bom motivo para me empolgar com o Brasil. Não quero passar mais um jogo sóbria  lamentando os erros da seleção brasileira.

2 comentários:

ANSELMO RIBEIRO disse...

As duas únicas coisas que me alegraram durante o jogo de ontem, foi ouvir um torcedor da Lusa,que iria assistir ao jogo na África do Sul, chamado André, conversar conversar rapidamente com o Flávio Gomes na rádio Eldorado, e antes de começar o jogo pela TV, a imagem da ESPN flagrou um torcedor com a bandeira da Lusa (seria o mesmo André?)

ANSELMO RIBEIRO disse...

As duas únicas coisas que me alegraram durante o jogo de ontem, foi ouvir um torcedor da Lusa,que iria assistir ao jogo na África do Sul, chamado André, conversar conversar rapidamente com o Flávio Gomes na rádio Eldorado, e antes de começar o jogo pela TV, a imagem da ESPN flagrou um torcedor com a bandeira da Lusa (seria o mesmo André?)