sábado, 26 de junho de 2010

Quantos jogadores da Portuguesa já passaram pela Seleção Brasileira?

Nos quase 90 anos de história rubro-verde, a Lusa foi vitrine de grandes craques, revelou muitos jogadores, mas poucos vestiram a camisa da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo.

Djalma Santos, Brandãozinho, Julinho Botelho, Jair da Costa, Eneas, Roberto Dinamite, Félix e Zé Roberto fazem parte da história da Portuguesa e da Seleção Brasileira. Alguns tiveram a oportunidade de disputar uma Copa do Mundo e outros passaram pela seleção em amistosos e outros campeonatos.

Nos três primeiros títulos mundiais, a Portuguesa mandou representantes para a seleção, mas indiretamente, e forçando um pouquinho, dá para relacionar a Lusa na história dos cinco títulos conquistados pelo Brasil.

Djalma Santos foi um dos caras mais importantes da história da Portuguesa e do futebol brasileiro”, afirma o jornalista Flávio Gomes.

Quando perguntado aos torcedores da Lusa, qual o maior craque da rubro-verde que vestiu a camisa da seleção brasileira, a resposta é quase unânime: Djalma Santos. (Veja as respostas no aqui)

O jogador foi convocado para a Copa de 1954, realizada na Suíça, junto com Brandãozinho e Julinho Botelho.

O jornalista e autor do Almanaque da Lusa, Rafael Ribeiro afirma que o lateral-direito foi o maior jogador que passou pela Portuguesa, inclusive, indicado para a seleção da Fifa, em 54. Rafael destaca também a presença de Julinho Botelho e lembra que a Portuguesa era a base da seleção brasileira em 1954.

Djalma Santos também foi convocado para a Copa da Suécia, em 1958, onde o Brasil conquistou seu primeiro título mundial.

Na Portuguesa, o lateral-direito, conquistou o Torneio Rio-São Paulo em 1952 e 1955 e Fita Azul em 1951 e 1953.

Torcedora da Portuguesa e repórter da Rádio Record, Juliana Sever conta: “Uma curiosidade interessante é massagista Mário Américo, que foi massagista da rubro-verde durante muitos anos e também da seleção brasileira durante as copas de 1954, 58, 62, 66, 70 e 74”. 

Já na conquista do bicampeonato mundial, em 1964, o representante lusitano era o atacante Jair da Costa. O jogador, reserva do Mané Garrincha, ficou no banco em todos os jogos da Copa, mas voltou do Chile com o título de bicampeão e mais uma vez a Lusa participava da história da seleção brasileira.

Em 1970, o lateral Zé Maria e o goleiro Félix (que jogava pelo Fluminense, mas que atuou pela Portuguesa até 1968), foram os representantes da Portuguesa. E outra vez a história se repetia, jogadores da Lusa dão sorte para a seleção brasileira: Zé Maria e Félix voltavam do México comemorando o Tricampeonato.

Eas foi dos melhores jogadores que passaram pelo Canindé, mas não teve muito sucesso na Seleção. O jogador foi convocado apenas para amistosos em 74. “Fico chateado pelo fato de um jogador com a qualidade técnica do Enéas só tenha defendido o Brasil em alguns amistosos. Se a Lusa fosse mais forte, ele poderia perfeitamente ter integrado qualquer grupo da Seleção Brasileira”, observa Renato Pereira, jornalista e editor do Blog da Portuguesa.

Com Enéas fora da Copa de 1974, Marinho Perez, então jogador do Santos, com passagem pela Portuguesa, foi para o mundial disputado na Alemanha, mas o Brasil ficou em quarto lugar.

E depois a história é fácil, o Brasil só ganhou o Tetracampeonato em 1994 e não havia nenhum jogador da Portuguesa na seleção Brasileira. Mas Rafael Ribeiro comenta: “Em 1994, nada me tira da cabeça que a vaga do Ronaldo era do Dener. E depois daquele amistoso contra a Argentina em 1993 (empate em 3 a 3), quando até o Maradona o aplaudiu de pé, nada me tira da cabeça de que ele viria a ser um destaque com a camisa amarela."

E na história mais recente entre Lusa e Seleção Brasileira, o representante lusitano nas Copas foi vice campeão brasileiro pela Lusa, Zé Roberto, que jogou nos mundiais de 1998 e 2006. Na Portuguesa o lateral jogou de 1994 até 1997.

Já na Copa de 2002, não podemos esquecer do técnico Candinho. Após o fracasso de Vanderley Luxemburgo no comando da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de 2000, o treinador deixou o cargo. Enquanto a CBF procurava um substituto, Candinho, que comandou a Lusa em diversas momentos, assumiu a seleção interinamente até a CBF oficializar o Leão como comandante da canarinha. Leão fracassou, dando o lugar para Luiz Felipe Scolari que "pegou" a seleção Brasileira faltando apenas um ano para a Copa do Mundo.

Outros nomes passaram pela Lusa e pela seleção Brasileira, como Valdir Perez, Zenon, Neca, etc... Mas a Portuguesa também teve jogadores e até treinador que foram convocados para uma Copa do Mundo e depois vestiram a camisa da Lusa: Roberto Dinamite, Müller e Zagallo.

Em 78 e 82, o ex-jogador vascaíno Roberto Dinamite foi convocado para a seleção Brasileira. E em 1989, já no fim de sua carreira foi contratado pela Portuguesa, tornando-se uma das estrelas do clube rubro-verde.

O tetracampeão mundial Müller jogou pela Portuguesa entre os anos de 2002 e 2003. Também já no fim de sua carreira.

E o Zagallo que participou de quase toda a história da seleção brasileira e em 1999 assinou com a Lusa. O treinador conseguiu atrair a imprensa, deu mais visibilidade para o clube, porém o time quase foi rebaixado no Campeonato Brasileiro. Zagallo praticamente deu o pontapé inicial para a decadência do futebol da Portuguesa.

A história prova: A Lusa dá sorte para a Seleção Brasileira. Caso a Seleção volte da África do Sul com o título, não sei como relacionar com a Portuguesa, porém nada impede que os jogadores do Dunga vistam a camisa da Portuguesa. Júlio César, Luis Fabiano e cia... Por que não a Portuguesa?

Nenhum comentário: