terça-feira, 22 de junho de 2010

Lusa e a seleção Brasileira

Convoquei alguns ilustres torcedores da Portuguesa para responderem sobre os craques do Canindé. O repórter da Eldorado ESPN, Eduardo Affonso; o jornalista do Grande Prêmio e da Eldorado ESPN,  Flávio Gomes; o locutor da WebRadio Lusa, Gomão Ribeiro; a repórter Rádio Record, Juliana Sever, o publicitário e autor do Blog da Portuguesa, Luiz Filho; o autor do Almanaque da Portuguesa e repórter do Diário S.Paulo, Rafael Ribeiro e o jornalista e editor do Blog da Portuguesa, Renato Pereira me ajudaram a encontrar uma relação entre a Portuguesa e a Seleção Brasileira.

Qual o jogador lusitano que participou de uma Copa e que você tem boas recordações?


Eduardo Affonso: Das Copas que acompanhei, de 1978 para cá, não lembro de nenhum jogador da Lusa ter sido chamado. Agora dos que passaram pelo clube e depois foram a copa, Zé Roberto.


Flávio Gomes: Acho que Djalma Santos, embora eu não tenha recordação nenhuma dele. Mas foi um dos caras mais importantes da história da Portuguesa e do futebol brasileiro. E merece uma menção, também, o Zé Roberto.


Gomão Ribeiro: Djalma Santos, em 1958.


Juliana Sever: Acho que na história da Portuguesa vários jogadores se destacaram e foram para a Copa, que eu tenha visto jogar apenas o Zé Roberto, que foi para a Copa, e eu me lembre. Agora na história da Lusa sei que tiveram jogadores importantes como o lateral Djalma Santos, um dos melhores do Brasil na época, e o Félix, goleiro, que na minha opinião se destacaram. Agora uma curiosidade interessante é massagista Mário Américo, que foi massagista da rubro-verde durante muitos anos e foi também da seleção brasileira durante as copas de 1954, 58, 62, 66, 70 e 74.

Luiz Filho: Djalma Santos


Rafael Ribeiro: Não vi jogar, mas é claro que Djalma Santos, o maior de todos e, inclusive, participante da seleção da Fifa. Mas temos que destacar Julinho Botelho também e a seleção de 1954, na Suíça, que teve como base a equipe da Lusa. 


Renato Pereira: Eu não tive a honra de ver nenhum jogador da Lusa defender as cores do Brasil em uma Copa do Mundo. O último atleta rubro-verde que participou de uma Copa foi o Zé Maria, na conquista Tri de 1970. Aliás, a Portuguesa teve poucos atletas que defenderam a amarelinha durante as Copas, né? Brandãozinho, Julinho, Djalma Santos, Jair da Costa e o já citado Zé Maria. Mas lembro com carinho de quando Zé Roberto, que não estava mais na Portuguesa, defendeu o Brasil em 1998 e 2006.


Algum jogador da Lusa merecia ter ido para a Copa e ficou fora?


Eduardo Affonso: O Rodrigo Fabri, em seu melhor momento, que foi vestindo a camisa da Lusa, poderia ter sido lembrado.


Flávio Gomes: O Enéas em 74, talvez. Já dava para ir. Até mesmo em 78...


Gomão Ribeiro: Rodrigo Fabri.


Juliana Sever: Ivair, chamado de príncipe pelo próprio Pelé, chegou a ser convocado para jogar na seleção, mas nunca jogou nenhuma Copa. Na atualidade apenas o Diogo se destacou, mas agora jogando na Grécia ele perdeu visibilidade e provavelmente não teria lugar nessa seleção.


Luiz Filho: Dener


Rafael Ribeiro: Dener, claro. Em 1994, nada me tira da cabeça que a vaga do Ronaldo era dele. E depois daquele amistoso contra a Argentina em 1993 (empate em 3 a 3), quando até o Maradona o aplaudiu de pé, nada me tira da cabeça de que ele viria a ser um destaque com a camisa amarela.


Renato Pereira: Fico chateado pelo fato de um jogador com a qualidade técnica do Enéas só tenha defendido o Brasil em alguns amistosos. Se a Lusa fosse mais forte, ele poderia perfeitamente ter integrado qualquer grupo da Seleção Brasileira...

2 comentários:

Renato Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renato Pereira disse...

Muito bom, Michelle!!! Mostrou que os torcedores da Lusa são bem antenados quando se trata de Seleção Brasileira.