domingo, 30 de agosto de 2009

Só faltou o Datena e o Trending Topics...

Os torcedores da Lusa passaram por uma semana complicada...

Terça-feira: Mais uma derrota no Canindé e confusão e armas no vestiário;
Quarta-feira: A saída de René Simões e imprensa em peso no Canindé;
Quinta-feira: declarações do Edno em todos os jornais impressos e a volta de Benazzi;
Sexta-feira: Vitória da Lusa contra o fraco Fortaleza (ufa, pelo menos alguma coisa positiva) e Edno afirmando que não fica mais na Portuguesa;

Quarta-feira, o dia seguinte da tragédia no vestiário, o clube foi pauta em todos os veículos nacionais e até internacional  (Cuatro hinchas de la Portuguesa exigen buenos resultados a golpe de pistola). Com direito a Jornal Nacional, links ao vivo no Sportv, boletins diversos na Internet, etc. Infelizmente, a notícia não era das melhores, para alguns torcedores lusitanos, como eu, era vergonhosa. Não é normal entrar em um vestiário armado cobrando os jogadores, seja essa pessoa presidente, conselheiro, torcedor ou investidor do clube.
(A seguir diversos comentários sobre a Lusa no Twitter, alguns perfis foram preservados...)

Uma coisa é certa na Lusa. Lá não temos torcedores e sim torcedores fanáticos, mas não saímos por aí e entramos armados em vestiários.
Acompanhei minuto a minuto, as discussões do Twitter, vi diversos noticiários na TV (e nem sou de assistir televisão), li a maioria dos veículos impressos e online’s e cheguei a conclusão que a pauta era tão boa que deu saudades do Notícias Populares e que houve um certo exagero não só do René Simões e do Edno, mas também da imprensa.

Todos comentaram sobre a Lusa no Twitter e aqueles que me seguem no Twitter e acompanha o meu blog sabe o quanto eu acho importante a Lusa estar presente em veículos alternativos, já que a Lusa, muitas vezes é esquecida por toda a grande imprensa.

Toda e qualquer informação que preciso sobre a Lusa está na internet, através dos sites, na comunidade de Portuguesa no Orkut, nos blogs e através dos jornalistas esportivos que estão no Twitter. Notícias que não vejo na TV, não estão nos veículos impressos e que o torcedor lusitano tem que correr atrás porque ele irá encontrar em algum canto da rede.
Maria Rita falou, o Rogério Ceni falou e virou matéria, a imprensa falou, os torcedores twittaram, os não torcedores também, todos viraram especialista no assunto. Só faltou a Xuxa, que infelizmente, abandonou o Twitter porque “não merecemos falar com ela e nem com o anjo dela”. Mas esperava ansiosa por um recado “miguxo” dela.
O Boteco da Lusa bateu recorde de page views, por conta das pessoas que buscavam mais informações e outro responsável pelos "cliques" foi o jornalista Flávio Gomes que divulgou o link do blog no Twitter, que tem mais de quatro mil seguidores.
   

Em diversos momentos eu ia até o “search” do Twitter e digitava Lusa e acontecia uma atualização muito rápida, pensei que entraríamos no Trending Topics, mas felizmente não! Seria muita tristeza ver meu time no TT por conta desse fato lamentável! Mas acredito que esse dia chegará e a Lusa será campeã e usaremos a tag #LusaCampeã! (Eu tenho muita esperança...)

Também não vi a reportagem no Datena, na realidade não assisto e ninguém da minha família, se alguém souber que a invasão do vestiário virou pauta do Datena me avisa, que eu mudo o título do post.
Exagero ou não a Lusa foi o assunto da quarta-feira, as piadas começaram nesse dia e descobri que a Lusa vende jornais..rss...

E reforço a idéia de continuar aparecendo blogs sobre o time, pois precisamos de mais espaço e mais notícias sobre a Lusa, já que a grande imprensa, poucas vezes se importa com nós. Um dia quem sabe meu time será capa dos maiores jornais de SP  e manchete no Jornal Nacional, mas com um foco positivo. E acredito que estar presente na rede é tão importante quanto estar presente na imprensa "toda poderosa", aliás é mais importante porque na Web 2.0, as pessoas podem trocar informações e isso enriquece o diálogo e o conteúdo. Diferente das vias tradicionais, em que, apenas o emissor transmite a informação.  A opinião do receptor é tão importante quanto a notícia gerada pelo emissor.

Já escrevi sobre o assunto mídias socias e Lusa duas vezes em: Torcedora da Lusa, blogueira e jornalista..., quando caiu a obrigatoriedade do diploma e no lançamento do Twitter da assessoria de imprensa do clube, Lusa lança Twitter Oficial... Por que o tema voltou???

Esse post não é patrocinado e não faz parte de nenhuma campanha inconfundível, apesar do meu time ser inconfundível. Mas é um desafio proposto no curso de Jornalismo 2.0: Hipermídia e Redes Sociais, em que tive que escrever sobre a importância do espaço público nas redes.

Nenhum comentário: