terça-feira, 27 de abril de 2010

O retrato da torcida rubro-verde

Lusa e Rio Preto - 2007


A Folha de S.Paulo divulgou pesquisa sobre as maiores torcidas do Brasil e para minha surpresa a Portuguesa aparecia em 16°, na frente de Atlético-PR, Coritiba, Náutico, Ceará e Goiás.

Com isso, a Folha me ajudaria a explicar a teoria, que muitos duvidam, de que conheço mais torcedores da Portuguesa do que do Corinthians.

No primeiro instante foi motivo de orgulho ver a Portuguesa entre as maiores torcidas do Brasil, mas em seguida comecei a questionar os números do jornal. Não fui entrevistada e ninguém que eu conheço foi. Mas confesso que faz mais ou menos 15 anos fui questionada para uma pesquisa semelhante e fiquei orgulhosa em representar aproximadamente o 0,57% de torcedores lusitanos no país. (Não lembro o ano e nem o resultado). Então, resolvi comparar alguns números.

O ano passado a Lusa ficou na 30° colocação da Timemania com 466.666 apostas. O Atlético PR (18º) teve 765.186 e o Goiás (15°) com 845.804 apostas.

No Orkut, mídia social de maior expressão no país, a principal comunidade da Portuguesa tem 9.500 torcedores, do Atlético-PR 143.587 e o Goiás 42.580. No Twitter, eu tenho aproximadamente 40 seguidores lusitanos. No Facebook aparece 84 torcedores na comunidade da Portuguesa.

Na promoção “Tudo sobre a Lusa” tem 195 pessoas listadas no ranking. No Twitter @sigaportuguesa (o com maior números de interessados em notícias lusitanas) tem 1300 seguidores. O @sigagoias tem 1540 e o @sigaatleticopr 3200.

A média de público no Canindé não deve ser de 2.000 pessoas na série B, mas sabemos que basta a Lusa ir bem para esse público aumentar. Tivemos umas 8 mil pessoas contra o Grêmio Prudente. A média do Atlético e do Goiás com certeza é maior que duas mil pessoas.

Não achei o número de camisas vendidas por ano desses clubes, mas é só dar um passeio por Curitiba que os torcedores encontram lojas temáticas com produtos do Atlético (parecidas com as que tem São Paulo, para o São Paulo e Corinthians e no Rio, Flamengo)  fora os produtos não licenciados que são vendidos em qualquer ponto turísticos da cidade. Aqui em São Paulo é uma batalha conseguir qualquer coisa da Lusa e 900 mil torcedores deve ser levado em consideração, afinal são muitos torcedores/consumidores de produtos lusos.

Em casa somos cinco torcedores da Lusa e mais o cachorro, na rua tem mais meia dúzia, sendo que quatro são primos ou tios, na faculdade eu estudei com UM torcedor lusitano, na pós e no ginásio nenhum. Nunca trabalhei com nenhum torcedor da Lusa, mas vivo encontrando gente na rua, no mercado, na padaria, nos botecos e na praia com camisa rubro-verde. E isso é parecido com meus irmãos e primos..

Muita gente me diz: “Você é a segunda torcedora da Portuguesa que eu conheço”. Se todo mundo que eu conheço, tem contato com dois torcedores lusitanos a média da torcida da Portuguesa dobra.

Os números que coloquei no post, não significam muita coisa, mas é uma maneira de comparar com as demais torcidas. E também quero saber: Cadê os torcedores da Portuguesa?

A Folha já informou que amanhã publicará uma errata sobre os números da torcida da Portuguesa.

Uma coisa é certa, a Portuguesa é grande, a torcida também, mas está escondida e só falta um título para mostrar presença. Enquanto isso, vou continuar sem pegar fila para comprar ingresso, sempre vai sobrar um bolinho de bacalhau no Caldo Verde e a Kombi sempre terá uma vaga no Canindé.

5 comentários:

Marcelo A. disse...

Bacana o texto, hehe. Acho que vão corrigir os números pq não tinham contabilizado os cães torcedores doutros times...
Talvez aí na capital (?) a torcida seja maior mesmo. Aqui em jundiaí só conheci torcedores da lusa pela internet... e geralmente sou o único lusitanos que os demais conhecem :(

ANSELMO RIBEIRO disse...

Até em pesquisas somos prejudicados! Mas tudo bem, é legal torcer para um time de elite, pois biscoito fino é para poucos...

Murilo Lisboa disse...

Agora soa bem mais crível. Falar que a Lusa está próxima de um milhão de torcedores é sacanagem... Eu só conheço 3 lusitanos, sendo que destes apenas dois torcem só para Portuguesa.

Acho que agora é hora de você fazer uma errata... Falar que a Lusa é grande e a torcida também é brincadeira né?

Anônimo disse...

Bom dia Michele.

Meu nome é Diego Machado, sou jornalista e tenho um blog chamado Corneta Clube. Tenho representantes de alguns times e o objetivo é que, cada agremiação tenha seu digno colunista. O intuito não é gerar mais trabalho aos blogueiros. Quero as mesmas postagens do blog que atua. O único trabalho é me mandar por email.

Se puder colaborar, recebo nesse email mesmo e, no cornetaclube@hotmail.com. Galera, podemos tb trocar links nos blogs, blz?

Torcida do Boteco da Lusa, sejam o símbolo da Portuguesa no Corneta Clube.

Grande abraço.

Anônimo disse...

Onde que a torcida da portuguesa e maior que a do nautico?
Pergunta do entrevistador:
qual time voce torce?
resposta do entrevistado:
nenhum.
Pergunta do entrevistador:
mas, diga um time. qualquer um.
resposta do entrevistado:
pode ser a seleçao brasileira?
Pergunta do entrevistador:
nao. tem que ser time de futebol.
resposta do entrevistado:
hum... ponte preta. eu gosto da ponte preta. nao... portuguesa. ´´e portuguesa.