sábado, 24 de abril de 2010

Raspas e restos me interessam

Torcedor é um “ser” engraçado. Não importa a cor do manto sagrado, mas geralmente as reclamações são parecidas. O goleiro que é frangueiro, o jogador “burro” que perdeu o pênalti e o técnico que não presta.

Não importa o passado, mesmo que o passado seja glorioso, para o torcedor o importante é o presente. Perdeu, errou, alguém será crucificado.

Poucos torcedores são sensatos e coerentes. E nas mesas dos bares todos tem grandes histórias, boas desculpas e argumentos. Mas nem todos me convencem.

É muito comum ouvir conversas de determinados torcedores menosprezando alguns campeonatos.

Quando time X disputa determinada competição, por exemplo, o Campeonato Paulista, no primeiro sinal de queda, o torcedor alega que o torneio não é importante e que o time dará prioridade para outras disputas e que seu clube já tem muitos títulos do Paulistinha.

Mas nesse mesmo campeonato sem importância, algumas equipes entram em crise, vão atrás de novas contratações e mudam de treinadores.

E para outras equipes, o insucesso nos estaduais é a verdadeira prova de incompetência.  A maioria dos clubes do interior só disputam o estadual. Cair para a segunda divisão ou ficar em uma classificação baixa não gera a visibilidade e nem a ascensão de alguns jogadores. Muitos ficam desempregados.

E o fim desse campeonatinho está próximo, amanhã, Santos e Santo André fazem o primeiro jogo da final.

O Santos que mostrou que tem o melhor futebol do país nesse torneio sem importância. E sinto uma “inveja” enorme desse time da Vila quando vejo as  goleadas. Se meu time tivesse investido mais na base, se tivesse levado a sério os jogos em casa, se tivesse mais raça e vontade, poderia ser ele disputando a final desse campeonato irrelevante. Ah, Portuguesa como eu queria ir para o estádio assistir uma final!

Se o Campeonato Paulista é “raspas e restos” para alguns times e torcedores, então deixem as “raspas e os restos” pra mim, elas me interessam. Tenho o maior prazer e interesse em ver meu time campeão Paulista, campeão do Paulistão. Quem sabe o ano que vem...

2 comentários:

ANSELMO RIBEIRO disse...

Até do Santo André tive inveja, pois com o time jogando as finais, teve uma maior visibilidade do que a própria Lusa...

Rafael disse...

Show!