sexta-feira, 1 de abril de 2011

Moqueca de Bacalhau do Jael

Jael de olho na Moqueca de Bacalhau
 Foto: Assessoria Portuguesa
"É sempre bom poder sair de campo com a sensação do dever cumprido. Independente dos gols, o importante foi a Portuguesa voltar a vencer", Jael.

Depois de marcar dois gols contra o Mirassol, Jael, o cruel, comemorou comendo Moqueca de Bacalhau e afirma que o segredo dos gols é o azeite-de-dendê.



Confira a receita do prato preferido do artilheiro rubro-verde:

Ingredientes e Modo de Preparo

1 posta de lombo de Bacalhau dessalgado (+ ou - 500g)

3 tomates picados sem pele e sem sementes

2 colheres de sopa de purê de tomate

2 colheres de sobremesa de azeite-de-dendê

1/2 xícara de leite de coco

2 ramos de coentro

3 dentes de alho

1 cebola média picada

1/2 xícara de cebola ralada

1 xícara de azeite de oliva extravirgem

1/2 xícara de olho de milho

4 xícaras de caldo da água do bacalhau

1/2 xícara de creme de arroz

1 folha de louro  Sal a gosto.

Rendimento: 2 porções

Cozinhar o bacalhau durante 15 minutos. Em uma panela de bom tamanho, misture o azeite extravirgem e o óleo de milho e , em seguida, refogue a cebola picada, os dentes de alho e os tomates picados. Espere alguns minutos e acrescente 2 xícaras do caldo da água na qual o bacalhau  foi cozido, o azeite-de-dendê, os ramos de coentro, o louro e o purê de tomate.

Deixe tudo ferver um pouco até que o caldo ganhe consistência. Só então, acrescente o leite de coco e coloque o bacalhau para cozinhar neste molho por alguns minutos. Em uma panela à parte, prepare o molho caça utilizando as outras duas xícaras do caldo da água do bacalhau  e acrescentando o creme de arroz, a cebola ralada, 1 colher de café do azeite-de-dendê, 2 colheres do preparado anteriormente e sal a gosto. Misture tudo deixando cozinhar até ganhar uma consistência cremosa. Quando for servir, coloque o molho caça no fundo do prato, a posta de bacalhau no centro e, em seguida, derrame o molho por cima. Sirva com arroz branco.

Nenhum comentário: